Hospital Moinhos de Vento realiza 1º Simpósio de Cirurgia Robótica Colorretal

Muitas vezes formados a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso, os tumores intestinais atingiram quase 41 mil pessoas no Brasil em 2020, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nos últimos anos, com inovações que revolucionaram o modo de tratar os pacientes, a medicina desenvolveu um aliado no combate à doença: a cirurgia robótica. A técnica, que por meio de um console que oferece instrumentos multiarticulados com grande mobilidade de rotação, possibilita que o cirurgião faça movimentos complexos e alcance regiões de difícil acesso.

Referência em cirurgia robótica, com mais de 200 procedimentos realizados em 2020 — sendo 179 urológicas —, o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), está ampliando a formação e o acesso à técnica em diversas especialidades. Nos dias 1º e 2 de outubro, a Faculdade de Ciências da Saúde realiza o primeiro Simpósio sobre a técnica na área da cirurgia colorretal.

Composto de 5 módulos — introdutório, câncer de cólon direito, câncer de cólon esquerdo, câncer de reto e cirurgia robótica colorretal avançada —, o evento terá a participação de cinco especialistas internacionais e reunirá as dez principais referências médicas nacionais na área. Junto com médicos do Serviço de Coloproctologia do Hospital Moinhos de Vento, eles irão abordar as práticas, tendências e indicações da técnica.

A programação, que é voltada para profissionais da saúde em geral, inicia às 19h na sexta-feira (1º) e às 9h no sábado (2). Todos os painéis e discussões serão transmitidos ao vivo pelo canal no YouTube. As inscrições podem ser feitas no site do hospital.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.