A Smith+Nephew, empresa britânica especialista em tecnologia médica para restauração corporal, promove nesta quinta-feira (11) a I Conferência Internacional do Programa Closer to Zero, com a presença de especialistas do Brasil e do exterior que vão discutir as tendências de tratamentos para prevenção de lesão por pressão, que se caracteriza por feridas ocasionadas por longos períodos de internação. O evento acontece às 17h no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo (SP).
Atualmente, os profissionais de saúde têm necessitado dar mais atenção à prevenção das lesões por pressão por conta dos períodos de internação causados pela Covid-19, especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A lesão por pressão é um dano causado na pele e/ou tecidos moles subjacentes, geralmente sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivo médico ou a outro artefato. A lesão, geralmente em forma de ferida, pode se apresentar em pele íntegra ou como úlcera aberta e pode ser dolorosa, e ocorre como resultado da pressão intensa e/ou prolongada em combinação com o cisalhamento.
Consciente desse cenário, a Smith+Nephew, multinacional britânica com mais de 160 anos de história, inovação tecnológica e parceria com profissionais de saúde, visando oferecer soluções efetivas para os pacientes, criou o programa Closer to Zero.
O programa Closer to Zero consiste em uma certificação em práticas clínicas seguras na prevenção de lesão por pressão, que visa fortalecer a cultura de segurança do paciente, contribuindo para o seu bem-estar e redução da incidência dessa patologia, com o fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas.
Segundo Elaine Costa, gerente de marketing da Smith+Nephew, o programa estabelece padrões de excelência com medidas preventivas às lesões por pressão. “O foco principal do Closer to Zero é a educação, na qual é proporcionado o conhecimento técnico e capacitação dos profissionais das instituições de saúde”, detalha.
Como parte fundamental para análise e reconhecimento dos processos de qualidade, a Smith+Nephew estabeleceu parceria com o Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), que será responsável pela avaliação e emissão da certificação, bem como a empresa BeSolution, que contribuirá com o processo de orientação educacional para implantação dos processos.
O evento acontece em São Paulo e vai contar com as presenças da gerente de Treinamento do Hospital Santa Marcelina, Adriana Marega; do gerente de Enfermagem do Hospital Vivalle, de São José dos Campos (SP), pertencente à Rede D’Or, Vanderlei Pupim; da CEO da Corral & Associados Gestão e Educação em Saúde, Semeia Corral; da enfermeira americana Catherine T. Milne, copresidente da WoundCon, o maior simpósio on-line de gerenciamento de feridas e do médico americano Lee Ruotsi, especialista em cicatrização do Centro Hospitalar de Saratoga para Cura de Feridas e Medicina Hiperbárica. A coordenação geral da conferência é do country manager da Smith+Nephew no Brasil, Bruno Campello Simões.
Palestrantes:
- Adriana Marega, gerente de Treinamento do Hospital Santa Marcelina;
- Vanderlei Pupim, gerente de Enfermagem do Hospital Vivalle, de São José dos Campos (SP), pertencente à Rede D’Or;
- Semeia Corral, CEO da Corral & Associados Gestão e Educação em Saúde;
- Catherine T. Milne, copresidente da WoundCon, o maior simpósio on-line de gerenciamento de feridas;
- Lee Ruotsi, especialista em cicatrização do Centro Hospitalar de Saratoga para Cura de Feridas e Medicina Hiperbárica.