Efeitos do tratamento de câncer serão discutidos em Congresso Brasileiro de Cardiologia

18

A causa principal de morte nos pacientes com câncer —se não por complicações do próprio câncer— são as doenças cardiovasculares e diversos tipos de tratamentos oncológicos têm efeitos tóxicos no coração.

Nos últimos anos, as consequências dessa cardiotoxicidade decorrente do tratamento oncológico ficaram mais evidentes, uma vez que houve aumento da sobrevida do paciente oncológico, além do envelhecimento da população e do surgimento de novos agentes quimioterápicos, com efeitos colaterais cardiotóxicos inesperados. Com a integração entre a cardiologia e a oncologia, tem-se desenvolvido um conhecimento interdisciplinar entre ambas as áreas médicas para melhor tratamento desse grupo de pacientes.

A interação entre a cardiologia e a oncologia contribui para a melhor evolução dos pacientes, tendo como objetivos principais a adoção de estratégias de prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento das doenças cardiovasculares nessa população. Por isso, a SBC trouxe para o 75º Congresso Brasileiro de Cardiologia convidados que abordarão o cardio-oncologia em dois momentos do encontro.

No sábado (21) haverá o bate papo com especialistas, que receberá a cardio-oncologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Tatiana De Fátima Gonçalves Galvão; a coordenadora do Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC-PE, Simone Brandão e a chefe do Serviço de Cardio-Oncologia do Instituto do Câncer da FMUSP (ICESP), Ludhmila Abrahão Hajjar.

No dia 22, acontecerá a atualização: “O que precisamos saber sobre a cardio-oncologia”, sob a coordenação do professor no Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP, Dr Roberto Kalil Filho. A atividade abordará quimioterapia e cardiotoxicidade, biomarcadores em cardio-oncologia e as principais complicações em imunoterapia, recebendo a doutora pelo Incor/FMUSP, Silvia Marinho Martins Alves; o presidente da Socerj, Wolney de Andrade Martins e o vice-Presidente do Departamento de IC da Socerj, Marcelo Iorio Garcia.

A programação completa está disponível no site do Congresso, onde há uma ferramenta de busca por assunto, neste link.

75º CONGRESSO BRASILEIRO DE CARDIOLOGIA

Em 2020, o Congresso Brasileiro de Cardiologia será on-line. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) assume o desafio de realizar a 75° edição do evento em um formato digital e interativo. A decisão se baseou na preocupação com a saúde e o bem-estar de todos. O maior encontro da cardiologia brasileira e latino-americana do ano será realizado de 20 a 22 de novembro e promete um momento de atualização científica e profissional, e de união para todos esses especialistas do Brasil. A programação contará com simpósios internacionais, atividades de atualização nas diversas áreas da cardiologia, participação dos departamentos, espaço com destaque para os principais Temas Livres Orais, conversa com especialistas, highlights, principais diretrizes e os mais importantes estudos apresentados no ano. Serão três dias intensos de discussões e apresentações, com palestrantes nacionais e internacionais com experiência comprovada em seus respectivos tópicos.

As atividades “on demand” também são novidades. Ao longo do evento serão liberados mais de 250 tópicos abrangendo imprescindíveis temáticas da cardiologia e áreas afins.

A 75ª edição do Congresso será o grande ponto de encontro entre os cardiologistas de todas as partes do país, a comunidade cardiológica de língua portuguesa e os médicos com especialidades correlatas, como endocrinologia, nefrologia e medicina de emergência. “Esse é um evento que se comunica com profissionais de todos os setores da saúde; com pesquisadores e com a própria indústria que trabalha incentivando a inovação cardiológica”, diz o presidente da SBC, Dr. Marcelo Queiroga.

Programação:

Data Horário Atividade Sala Categoria
21/11/2020 10:00-10:20 Bate-papo com especialista
Cardio-oncologia
Debatedora: TATIANA DE FÁTIMA GONÇALVES GALVÃO (SP)
Debatedora: SIMONE BRANDÃO (Brasil)
Especialista: LUDHMILA ABRAHÃO HAJJAR (SP)
Sala Bate-papo – Sessão especial

 

Data Horário Atividade Sala Categoria
22/11/2020 09:40-10:20 Atualização
O que precisamos saber sobre a cardio-oncologia
Coordenador: ROBERTO KALIL FILHO (SP)
10 | Quimioterapia e cardiotoxicidade: diagnóstico e seguimento
Palestrante: SILVIA MARINHO MARTINS ALVES (PE)
10 | Um algoritmo de imagem e biomarcadores em cardio-oncologia
Palestrante: MARCELO IORIO GARCIA (RJ)
10 | Imunoterapia e inibidores de tirosina quinase: principais complicações
Palestrante: WOLNEY DE ANDRADE MARTINS (RJ)
8 | Perguntas/discussão com a plateia
Sala 01 – Cardiologia clínica – cardio-oncologia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.