A.C.Camargo Cancer Center realiza a formação de profissionais angolanos em Braquiterapia

O A.C.Camargo Cancer Center finalizou mais um ciclo de capacitação, envolvendo dois profissionais angolanos, uma médica e uma tecnóloga, que fazem parte de um grupo de cinco especialistas contemplados no projeto.

O projeto de cooperação técnica com o Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC), realizado em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas, é coordenado localmente pelo head de radioterapia do A.C. Camargo, Dr. Cássio Pelizzon, e tem formado profissionais desde 2022, por meio de bolsas na prática da Braquiterapia.

O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde global, sendo o quarto câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. Segundo dados da OMS, em 2022, foram diagnosticados aproximadamente 660 mil novos casos de câncer de colo do útero, resultando em cerca de 350 mil mortes no mundo.

Publicidade

“A radioterapia é um componente essencial do tratamento do câncer de colo do útero, sendo a braquiterapia fundamental para tratar adequadamente esse tipo de câncer, uma vez que fornece radioterapia diretamente ao local do tumor”, acrescenta o Dr. Pelizzon.

As taxas mais elevadas de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero ocorrem em países de baixo e médio rendimento, particularmente na África Subsariana, na América Central e no Sudeste Asiático. A principal causa é a infecção persistente por tipos de papilomavírus humano (HPV) de alto risco.

Quando diagnosticado precocemente e tratado prontamente, o câncer cervical pode ser curado. No entanto, o fraco acesso aos serviços de prevenção, rastreio e tratamento contribui para 90% das mortes por câncer de colo do útero. “A braquiterapia ginecológica é um tipo de radioterapia interna usada para tratar certos casos de câncer ginecológico, entre outros”, finaliza o Dr. Pelizzon.

Este projeto de cooperação faz parte das iniciativas do A.C.Camargo Cancer Center de compromisso com o ensino e tratamento oncológico para todo Brasil e além de suas fronteiras. Em janeiro, a instituição também realizou treinamento de cirurgias onco-urológicas em Moçambique, por meio de parceria entre o Ministério da Saúde brasileiro e o governo local.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.