O A.C.Camargo Cancer Center finalizou mais um ciclo de capacitação, envolvendo dois profissionais angolanos, uma médica e uma tecnóloga, que fazem parte de um grupo de cinco especialistas contemplados no projeto.
O projeto de cooperação técnica com o Instituto Angolano de Controlo do Câncer (IACC), realizado em parceria com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) das Nações Unidas, é coordenado localmente pelo head de radioterapia do A.C. Camargo, Dr. Cássio Pelizzon, e tem formado profissionais desde 2022, por meio de bolsas na prática da Braquiterapia.
O câncer do colo do útero é um importante problema de saúde global, sendo o quarto câncer mais comum em mulheres em todo o mundo. Segundo dados da OMS, em 2022, foram diagnosticados aproximadamente 660 mil novos casos de câncer de colo do útero, resultando em cerca de 350 mil mortes no mundo.
“A radioterapia é um componente essencial do tratamento do câncer de colo do útero, sendo a braquiterapia fundamental para tratar adequadamente esse tipo de câncer, uma vez que fornece radioterapia diretamente ao local do tumor”, acrescenta o Dr. Pelizzon.
As taxas mais elevadas de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero ocorrem em países de baixo e médio rendimento, particularmente na África Subsariana, na América Central e no Sudeste Asiático. A principal causa é a infecção persistente por tipos de papilomavírus humano (HPV) de alto risco.
Quando diagnosticado precocemente e tratado prontamente, o câncer cervical pode ser curado. No entanto, o fraco acesso aos serviços de prevenção, rastreio e tratamento contribui para 90% das mortes por câncer de colo do útero. “A braquiterapia ginecológica é um tipo de radioterapia interna usada para tratar certos casos de câncer ginecológico, entre outros”, finaliza o Dr. Pelizzon.
Este projeto de cooperação faz parte das iniciativas do A.C.Camargo Cancer Center de compromisso com o ensino e tratamento oncológico para todo Brasil e além de suas fronteiras. Em janeiro, a instituição também realizou treinamento de cirurgias onco-urológicas em Moçambique, por meio de parceria entre o Ministério da Saúde brasileiro e o governo local.