Durante as ondas de Covid-19 que ainda assolam o país, as ações voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS) se mostraram alternativas viáveis para desafogar os serviços de urgência e emergência. Também funcionaram como opção para mitigar os impactos da doença no paciente após a alta hospitalar.
A APS tem o médico de família como figura central e, com isso, garante o encaminhamento a um especialista apenas daqueles que necessitam de cuidados de outros níveis de atenção. Além disso, proporciona ao paciente o Cuidado Coordenado, que é um atendimento mais direcionado, garantindo sempre sua equipe de saúde por perto. Isso acaba por evitar a exposição desnecessária, principalmente em períodos de alta contaminação, como aos que estivemos submetidos nos últimos tempos.
E é para debater a importância desse acompanhamento médico contínuo durante e pós-Covid que a Amparo Saúde, healthtech especialista em APS presencial e remota, promove, na quinta-feira (24), às 19h, em seu canal no YouTube, um webinar com os profissionais Dra. Fernanda Maffei e Dr. Lucas Tiso. O debate será mediado pelo Diretor Médico da Amparo Saúde, Dr. Moacyr Franco.
“A recuperação do paciente que teve Covid-19 não termina no momento da alta. Precisamos estar atentos às consequências mais comuns provocadas pela doença, que na maioria das vezes evoluem rapidamente de forma muito silenciosa”, alerta o Dr. Moacyr Campos, Diretor Médico da Amparo Saúde.
Durante a conversa, que tem duração prevista de uma hora e quinze minutos, os profissionais vão abordar temas como: síndrome pós-Covid (queda de cabelo, perda de memória e perda de paladar); importância do acompanhamento com um profissional de saúde; como lidar com as consequências emocionais da doença e o papel fundamental do Médico de Família nesse acompanhamento.