A Saga da Fosfoetanolamina

991

Ao acompanhar todo o desenvolvimento e questões que envolveram o processo de pesquisa da fosfoetanolamina no combate ao câncer, o professor e escritor Maurizio Ferrante apresenta em seu livro, um tema de grande importância que merece atenção nos estudos relativos à saúde no país.

A “Saga da Fosfoetanolamina” narra a descoberta dos efeitos anticancerígenos da substância e os desafios vivenciados pelo iniciador da pesquisa, o Prof. Gilberto Orivaldo Chierice. O escritor reuniu fatos importantes que aconteceram no período entre as primeiras evidências do efeito da molécula e os vinte anos do trabalho que se seguiram.

Maurizio Ferrante acompanhou de perto todos fatos que se desenvolveram desde então em torno da pesquisa dos promissores efeitos curativos da fosfoetanolamina. Isso deu vida à obra A “Saga da Fosfoetanolamina”, iniciada em 2016, que ajuda o leitor a embarcar em uma história real, mas que é desconhecida pela maioria da população brasileira.

“Mais que um relato estático, este livro expressa uma corrida atrás de acontecimentos que se seguiam rapidamente. A história da fosfoetanolamina envolve diferentes aspectos: pessoas, instituições, egos e reações químicas. Motivado pela vontade de compreender como tudo isso se relaciona iniciei a escrita em 2016. O que coloquei no papel descreve desde a quase fortuita descoberta do professor Gilberto, até suas tentativas de lidar com a academia e a comunidade médica. No meio disso tento explicar o mecanismo da ação da substância no organismo. Minha convicção é de que as pessoas precisam conhecer esse importante desenvolvimento no caminho da luta contra o câncer”, declara o autor.

Deixe seu comentário