Mesmo após a pandemia de Covid-19, a limpeza continua a ser um ponto crucial para a promoção da saúde e bem-estar, sendo atualmente ainda mais valorizada quando pensamos em evitar doenças causadas por bactérias e vírus.
Em vista disso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) acaba de lançar o “Manual de Procedimentos de Limpeza no Combate à Disseminação de Micro-organismos”, que traz informações fundamentais a respeito dos procedimentos de limpeza, equipamentos e produtos químicos indicados para a limpeza e desinfecção dos diversos ambientes e superfícies.
O conteúdo elaborado pela entidade com o apoio das Câmaras Setoriais e das empresas associadas visa auxiliar o setor de limpeza na eficiência do desempenho das atividades. colaborando na diminuição do risco de disseminação de micro-organismos.
Orientações para a limpeza e desinfecção dos diversos ambientes
De acordo com o manual da Abralimp, a limpeza deve seguir uma sequência padrão para a manutenção do ambiente higienizado, empregando as técnicas, produtos e equipamentos adequados.
A limpeza pode ser seca (onde ocorre apenas a varrição e coleta de resíduos), úmida (utilizando rodos, mops ou panos umedecidos com solução de limpeza e posterior enxágue com água limpa) ou molhada (quando se espalha a solução de limpeza, com posterior enxágue com água limpa, recolhimento e descarte do líquido).
Abaixo, seguem alguns exemplos, divididos por área, de produtos e métodos de limpeza. Lembrando que o mais recomendável é o aumento da frequência dessa limpeza em todas as áreas de contato, a fim de prevenir a contaminação.
|
*Vaso Sanitário: limpeza externa, limpeza das rampas, tratar manchas calcárias.
**Dispensers: papel higiênico, papel toalha, sabonete, desodorizante, álcool.
Quer saber mais? Para adquirir o exemplar completo do Manual, acesse: www.uniabralimp.org.br/produtos.asp?categoria=2