Com o intuito de gerar conscientização e mobilizar a população sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a necessidade do diagnóstico precoce, o Hospital de Amor criou, em 2012, a iniciativa ‘Passos que Salvam’, que sempre ocorreu de forma presencial e simultânea em diversas cidades de todo o Brasil, mas desde o ano passado, devido à pandemia da Covid-19, passou a ser realizada de forma virtual. Em 2021, a mobilização completa 10 anos e se transformou totalmente para levar ainda mais informação sobre o assunto, além de integrar a nova plataforma de engajamento social e arrecadação da instituição.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, mas esse número poderia ser menor, já que a chance de cura pode chegar a 95% quando o diagnóstico acontece precocemente. Dados de um levantamento realizado pelo próprio Hospital de Amor, mostram que crianças e adolescentes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e até desinformação das equipes de saúde.
O diagnóstico, muitas vezes, também é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas da patologia com doenças comuns na infância. Por isso, o conhecimento de toda sociedade acerca do câncer infantojuvenil é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.
Plataforma de engajamento social e arrecadação
A partir deste ano, as ações da ‘Mobilização Passos que Salvam’ acontecem através da plataforma ‘Meu Apoio’ – iniciativa que centraliza diversos tipos de ações solidárias do Hospital de Amor. As mobilizações locais foram integradas de maneira digital, com a criação de páginas de arrecadação para todos os voluntários. Nessa nova etapa, os ‘padrinhos’ e ‘madrinhas’ da ‘Passos’ tornaram-se apoiadores oficiais do projeto.
O ambiente virtual da mobilização foi ativado na plataforma no dia 24 de agosto e, atualmente, existem quase 100 páginas ativas. Além de oferecer o suporte necessário para a criação das páginas, a equipe do HA se mantém à disposição para incentivar os apoiadores com ideias para ações de captação de recursos e ajudar nos posts feitos em suas próprias páginas de arrecadação.
De acordo com a apoiadora do município de Colômbia, Renata Veríssimo, “este formato digital e interativo faz com que o doador aumente seu engajamento e, consequentemente, as chances de doação”. As pessoas interessadas em contribuir podem doar através da página por meio de cartão de crédito e Paypal. Para mais informações, acesse a plataforma ‘Meu Apoio’.
Desafio Passos que Salvam 2021
Sabendo da importância das atividades físicas e do distanciamento social em tempos de pandemia, o Hospital de Amor lançou o ‘Desafio Passos que Salvam 2021’ através da plataforma ‘Meu Apoio’. A ação tem o objetivo de atingir, de maneira coletiva, 100 mil km virtuais até o dia 26 de novembro de 2021.
No desafio, os voluntários podem realizar diversas atividades físicas, entre elas, caminhar, correr, nadar, pedalar etc. Além de ajudar o HA a bater a meta, é possível optar por participar de uma equipe já existente ou montar sua própria equipe. Segundo capitã da equipe de Pirajuba (MG) e apoiadora da ‘Passos que Salvam’, Beatriz Krastel, ajudar o Hospital é saber que há esperança. Até agora, a equipe da voluntária é a primeira no ranking, com a maior quilometragem.
As pessoas que tiverem interesse em participar do desafio, poderão se inscrever acessando a página do desafio, com um valor mínimo de doação de R$ 15,00. Após fazer o cadastro, o(a) voluntário(a) poderá inserir os dados da sua atividade física através do aplicativo Strava ou de forma manual, na sua própria página de arrecadação.
Artistas e influenciadores em prol do diagnóstico precoce
Para dar início a ‘Mobilização Passos que 2021’, no dia 27 de julho, o Hospital de Amor realizou uma oficina de customização com os pacientes da unidade infantojuvenil. Com o apoio do Instituto Sociocultural do HA, as crianças confeccionaram tênis personalizados e criativos para os artistas e influenciadores parceiros da instituição.
Para ajudar com a realização do evento e ensinar os pequenos a customizarem os tênis, o HA levou até Barretos (SP) a artista e professora de lettering, Karol Stafanini, com o apoio da Posca Coloring, que forneceu as canetas. De acordo com Karol, “ver as crianças usando as cores, passando os sentimentos para cada desenho, foi uma experiência surreal”. Além da participação da artista, a oficina contou com a presença especial dos Palhaços da Alegria da instituição, Mina e Figuerino.
Após a customização, os tênis foram enviados para os parceiros do HA com o intuito de informar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes.