Ações de humanização para os colaboradores refletem na qualidade da assistência

Pensando na qualidade de vida e bem estar dos colaboradores, as equipes de Recursos Humanos, Núcleo de Educação Continuada e Voluntariado do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), de Jundiaí (SP), sempre buscam alternativas para propiciar momentos de descontração, relaxamento e comemoração aos funcionários. Afinal de contas, a atividade diária em um hospital de alta complexidade e que atende 23 mil pessoas por mês, exige grande dedicação, muita responsabilidade e principalmente amor. Alguns dias são mais estressantes, outros nem tanto. Dentre as ações de humanização voltadas para o colaborador, está a comemoração dos aniversariantes do mês, que agora passa a contar com a parceria do parque temático Hopi Hari. Outra novidade é a sessão de massagem semanal.

“É importante cuidar do colaborador de forma integral, pensar em seu bem-estar dentro e fora do hospital, viabilizar a integração entre as equipes, promover cursos que venham a agregar conhecimento e gerar momentos de lazer. De forma geral, procuramos contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um. Com essas duas ações mais recentes, como o sorteio de passaportes do Hopi Hari e as sessões de massagens, percebemos uma aceitação muito boa. Temos certeza de que essa satisfação se reflete no atendimento aos nossos pacientes”, destaca Susan Resende assistente de RH.

Para Maria Eduarda Babo, 20 anos, que começou no HSV em agosto de 2016 como jovem aprendiz e que hoje é agente administrativa, essas ações fortalecem o relacionamento entre os colaboradores e o hospital. “Eu vejo que a empresa não está apenas preocupada com nosso desempenho aqui, mas também há o interesse em gerar momentos especiais fora do hospital e garantir nossa qualidade de vida”, afirma.

Massagem no intervalo

A terapeuta naturalista Adriana Ribeiro atua como voluntária no HSV e realiza uma vez por semana sessões de massagens nos colaboradores. “Já faço trabalho voluntário em instituições filantrópicas há alguns anos e observo o amor e cuidado que existe dentro destes setores, mas também a grande falta de cuidado dos profissionais com eles mesmos. São horas de dedicação que estes guerreiros prestam ao próximo, sempre com muito amor e carinho. Acredito que a massagem leve um pouco de paz e tranquilidade, que mantenha toda essa paixão com que eles trabalham”, conta Adriana.

A prática de relaxamento é milenar e a terapia é comprovada cientificamente como um estimulador e precursor de hormônios que geram a sensação de bem estar e diminuição do estresse.

Satisfação

A paciente de ortopedia Ana Lúcia Macedo, 29 anos, diz que funcionários motivados atendem melhor os pacientes. “Se as pessoas estão felizes em seu trabalho, isso reflete no atendimento. Se tornam mais atenciosos, mais preocupados e cuidam melhor. Acho muito importante o hospital ter essas iniciativas”, comenta.

Tem mais

Além das ações citadas, também ocorrem sessões de cuidados com a beleza em datas como dia das mães e dia das mulheres; sorteio de passaportes do parque aquático Wet´n Wild, programa de orientação no outubro rosa e novembro azul, ambientação especial em datas como Páscoa, Festa Junina e Natal. De acordo com a assistente de RH, em breve o hospital deverá ter novas iniciativas com foco na humanização das equipes de colaboradores.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.