Acupuntura ameniza insônia em pacientes pós-tratamento contra o câncer

O título da palestra chamava atenção: “Estamos prontos para incluir terapias integrativas”? O autor, Gabriel Lopez, do MD Anderson Cancer Center, no Texas, deu razões para médicos se abrirem à medicina complementar para pacientes em tratamento contra o câncer. “Intervenções como práticas corporais, terapias e produtos naturais ajudam nos efeitos colaterais associados ao tratamento de câncer”, disse ele.

Lopez apresentou alguns exemplos sobre esses efeitos e, entre eles, um estudo sobre os efeitos da acupuntura na insônia de pacientes pós-tratamento. A pesquisa foi realizada por Jun J. Mao, do Memorial Sloan Kettering Cancer Center e, segundo ele, a insônia é um distúrbio comum, experimentado por até 60% dos sobreviventes de câncer. Mao e sua equipe fizeram um ensaio clínico randomizado com 160 pacientes, com idade média de 61 anos – 57% eram mulheres usando a acupuntura e terapia cognitiva – tratamento já consagrado contra insônia.  “A acupuntura envolvia estimular pontos corporais com agulhas. A terapia incluiu restrição do sono, controle do estímulo, reestruturação cognitiva, treinamento de relaxamento e educação”, explicou Mao.

A intervenção durou 8 semanas, mas os pacientes foram avaliados durante as 20 semanas seguidas. Ao final do tratamento, a acupuntura reduziu a insônia grave em 8,3 pontos, em comparação com 10,9 pontos da terapia. Pacientes com insônia leve foram significativamente mais propensos a responder à terapia do que a acupuntura (85% vs. 18%,). No entanto, pacientes com insônia moderada a grave tiveram taxas de resposta semelhantes à terapia e à acupuntura (75% vs. 66%). Ambos os grupos também tiveram melhora semelhante na qualidade de vida em saúde física e saúde mental durante o estudo.

Conforto e acolhimento

A conclusão, portanto, é que a acupuntura teve resultados clinicamente significativos e duradouros entre os sobreviventes de câncer com insônia. “A boa notícia é que pacientes e médicos contam com mais uma opção terapêutica para insônia, além do tratamento medicamentoso e da terapia cognitivo comportamental. E o que é melhor: com baixo índice de efeitos colaterais”, diz o oncologista Augusto Takao, consultor da Neolife Bem-Estar, primeira clínica do Brasil voltada a dar conforto para pacientes com câncer.

Na Neolife Bem-Estar, profissionais especializados aplicam a acupuntura para tratar insônia e outros efeitos colaterais ligados às terapias contra o câncer. “Na clínica, o paciente tem conforto e acolhimento”, diz a médica Carolina Isolani, diretora do espaço. “Isso é importante porque após e durante o tratamento, as pessoas se sentem fragilizadas”, completa ela. Importante ressaltar ainda que na Neolife, a equipe multidisciplinar foi treinada para atender a este paciente. Portanto, ele encontra a segurança e profissionalismo de que tanto precisa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.