Começou neste sábado, dia primeiro de agosto, a Semana Mundial de Amamentação 2020. A Semana abre o Agosto Dourado, mês que tem como objetivo conscientizar pais, mães e toda a família a respeito da necessidade da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade. “Este ano, incentivar o aleitamento ganha mais relevância, porque a pandemia trouxe muitas dúvidas para as mães”, conta a pediatra e coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Brasília (DF), Sandi Sato. Ela explica que mesmo aquelas infectadas não devem deixar de amamentar, porque os benefícios do leite materno superam qualquer risco.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) entendem que o aleitamento materno exclusivo neste período de vida do bebê contribui para proteger contra infecções e doenças alérgicas, aumenta o vínculo entre mãe e bebê e ainda melhora a capacidade respiratória, entre tantos outros benefícios.
Este ano, o lema da campanha é “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável” e vai discutir o impacto da alimentação infantil no meio ambiente / mudança climática e na necessidade de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de todos.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Maternidade Brasília irá promover uma série de encontros sobre aleitamento materno (Ama Talks) em comemoração ao Agosto Dourado. Em 2020, todos os eventos serão gratuitos e online.