Novos alunos são acolhidos na Faculdade de Medicina de Jundiaí com programação especial

Nesta quinta-feira (10), cerca de 80 estudantes de Medicina do 1º ano estiveram na Faculdade de Medicina de Jundiaí (SP) para Recepção dos Calouros 2022. O acolhimento dos novos alunos foi programado pelo o NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante e os órgãos estudantis da FMJ (D.A.P.A.B + A.A.A.P.A.B. + BATUSEADO). Durante a manhã a programação contou com a participação da diretoria da instituição (Prof. Dr. Evaldo Marchi e profa. Dra. Ana Carolina Marquesini de Camargo) e das assessorias: acadêmica e pedagógica, composta pela: Dra. Célia Campanaro e Dra. Renata Tosoni na Coordenação de Curso e na Assessoria Pedagógica: Paula Tabuada e Emily Lanjoni .

A presença dos alunos foi fundamental, pois os veteranos apresentaram pontos importantes para a melhor adaptação dos novos acadêmicos. O diretor enfatizou o acolhimento e os valores da instituição: “A partir do 1º ano, os alunos tem contato com o paciente. Trata-se do aspecto humanístico da instituição. Deve haver muito respeito entre vocês e com os funcionários que são o alicerce desse local. Enfim, bem vindos à família FMJ”. Já Ana Carolina, vice-diretora, falou sobre o futuro e a medicina. “É uma profissão que traz muita realização pessoal e você pode fazer o bem. Seremos eternos aprendizes”.

As assessorias apresentaram a metodologia ativa, adotada pela instituição. Em seguida, foi à vez dos projetos de extensão. São eles: novo olhar, vozes das ruas, sorrisoterapia, libras, sirius, fmjúnior e rondon. Os órgãos estudantis: DAPAB, AAAPAB e Batuseado também ganharam destaque.

O novo aluno Pedro Figueiredo, de São Paulo, comentou que esta se sentindo acolhido, percebeu a união dos estudantes e não se sentiu deslocado. Já Ricardo Bonizzi, de Mairiporã, gostou da apresentação dos projetos de extensão pois eles impactam direto em na comunidade.

Sophia Barreto, de Jundiaí, se surpreendeu com a recepção. “É totalmente diferente do que eu imaginava. Todo mundo é família e unido. As pessoas te recebem bem, e você já chega se sentindo parte da turma. Senti uma conexão imediata que você nem imagina que vai acontecer no primeiro dia desta nova etapa”, explica.

Carolina Rigobello, de São Paulo, achou o pessoal acolhedor, comentou de alguns conhecidos na instituição porém ficou surpresa com o acolhimento. “Superou minhas expectativas. Estava em dúvida entre as faculdades, porém essa recepção esta valendo a pena, estou adorando o pessoal e o empenho em mostrar tudo para a gente”, acrescenta.

Na sexta-feira (11), às 9h, uma promotora falará sobre Trote para os novos alunos e em seguida serão apresentados os coletivos da FMJ. A tarde e no sábado, os futuros médicos farão atividades com a Associação Atlética.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.