AME Interlagos reduz 36% o tempo de diagnóstico de câncer de mama

O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Dra. Maria Cristina Cury, em Interlagos, reconhecido por seu compromisso em fornecer serviços de saúde de qualidade, alcançou um marco impressionante no diagnóstico do câncer de mama. A unidade, sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), reduziu o tempo médio de diagnóstico para menos de 20 dias, período 36% menor em comparação à média anterior, que era de 52 dias. Na área da mastologia, o ambulatório atende, em média, 520 pacientes por mês.

Referência na especialidade, a AME Dra. Maria Cristina Cury possui uma linha de cuidados especializada em mastologia, que oferece suporte diagnóstico por meio de mamografia, ultrassonografia e biópsia de mama guiada por ultrassom. “Anteriormente, a linha de cuidado de mama tinha uma gestão fragmentada, que apenas facilitava o acompanhamento médico após um resultado anatomopatológico positivo para câncer de mama. Com apoio estratégico do IRSSL, nosso ambulatório resolveu, então, aprimorar todo o processo de atendimento. Isso envolveu otimizar a jornada das pacientes desde a primeira consulta, passando pelos exames necessários, até o resultado diagnóstico e encaminhamento para serviços especializados de tratamento oncológico”, explica Juliana Lopes, Coordenadora Assistencial do Ame Interlagos.

Para enfrentar a demanda reprimida por biópsias de mama e o tempo prolongado de espera para o encaminhamento das pacientes aos serviços terciários, a unidade implementou a metodologia PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir), que proporciona melhoria contínua de processos por meio de planejamento e medição de resultados.

“No início do projeto, foi realizada uma reunião abrangente com todas as partes envolvidas para estruturar a iniciativa. A equipe planejou minuciosamente as ações, seguindo as boas práticas aplicadas pelo IRSSL em nossa unidade, e revisou cada etapa da jornada do paciente para obter uma compreensão ampla dos prazos e processos envolvidos. Isso permitiu o desenvolvimento de um plano de ação eficaz, que incluiu a revisão da qualidade e eficiência do atendimento entre os departamentos envolvidos, com foco na redução dos prazos existentes e na priorização refletida no aviso cirúrgico para o gerenciamento das biópsias dentro da unidade”, diz Juliana Lopes.

Ao aplicar a metodologia PDCA para abordar o desafio dos longos tempos de espera para o diagnóstico de câncer de mama, o AME Interlagos conseguiu minimizar o tempo necessário para o encaminhamento dos pacientes aos serviços terciários e, consequentemente, iniciar o tratamento prontamente, resultando em prognósticos melhores para as pacientes.

A redução significativa no tempo de diagnóstico de câncer de mama no AME Interlagos destaca seu compromisso em melhorar continuamente o atendimento e os resultados para as pacientes, garantindo diagnósticos oportunos e o início imediato do tratamento do câncer de mama.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.