No sábado (11), o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Tupã, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) sob gestão da Famesp, comemora 12 anos de atuação. Desde sua inauguração, em junho de 2010, o Ambulatório já realizou 973 mil consultas (somando especialidades médicas e consultas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia e Farmácia), 45 mil cirurgias e 1,7 milhão de exames de apoio diagnóstico terapêutico, totalizando mais de 2,5 milhões de atendimentos. Para celebrar a data, no sábado (11), serão distribuídas mudas de diversas espécies de plantas a funcionários e usuários do AME.
“O aniversário do AME ocorre no mesmo mês em que comemoramos o Dia do Meio Ambiente e, pensando na importância do cuidado, temos o papel de incentivar o plantio de árvores diante dos inúmeros benefícios que elas trazem à saúde”, conta a gerente de enfermagem do AME, Mariana Manginelli. “Além disso, plantar é um ato de fé, é depositar toda sua confiança e acreditar no melhor. Assim é o AME, os usuários confiam no nosso cuidado e temos o papel de preparar e cuidar desse solo, para que ele se mantenha fortalecido”, finaliza.
O Ambulatório Médico de Especialidades Tupã “Celina Maria Vendramini França” atende pacientes de 19 municípios da região compreendida pelo Departamento Regional de Saúde Marília –DRS/XI. A unidade oferta 20 especialidades médicas. Entre os serviços prestados pelo Ambulatório destacam-se a Linha de Cuidados Oncológica, para atender exclusivamente os pacientes com diagnóstico sugestivo de câncer, e o grupo de tabagismo, que oferece tratamento e educação em saúde para aqueles que querem deixar de fumar. Em março de 2016, a unidade passou a oferecer cirurgia de catarata. O AME de Tupã realiza por mês cerca de 600 consultas oftalmológicas, somadas em primeira consulta, retorno e interconsulta (quando o pedido é feito por outro especialista dentro da unidade). E, em 2020, passou a ser referência para toda a região de Marília no atendimento na área de Retina. Só nessa área, a equipe de Oftalmologia já atendeu mais de nove mil pacientes com procedimentos como consulta com retinólogo, exames de tomografia de coerência óptica, retinografia, mapeamento de retina, além das injeções intravítreas e fotoacoagulação a laser para tratamento da retina.
“Temos muito orgulho do trabalho que a equipe do AME oferece para populações de Tupã e de outros 18 municípios. A gestão participativa, por exemplo, tem evidenciado a enorme criatividade das equipes para superar desafios e trazer soluções para problemas cotidianos”, destaca a diretora administrativa da unidade, Roberta Fiuza Ramos. “E agora, com dez anos de gestão, iniciamos o processo de acreditação. Estamos revisando toda a dinâmica dos fluxos e processos de trabalho a fim de garantir maior eficiência e efetividade na prestação dos serviços. Nossa meta é sempre melhorar a assistência, aumentando a segurança do paciente e do trabalhador e implantando rotinas sustentáveis e humanizadas”, finaliza a diretora.
O diretor executivo do ambulatório e presidente da Famesp, Antonio Rugolo Junior, relembra o começo do trabalho naquela unidade. “Os colaboradores, logo de início, vestiram a camisa do AME, entendendo o perfil da Famesp, de transparência, qualidade, humanização, e isso colaborou inclusive na contratação de médicos, que inicialmente ofereciam certa resistência em trabalhar no AME”, recorda-se. “Hoje, temos muitos funcionários de todas as funções, inclusive médicos, que também estão completando 12 anos de casa e isso é muito gratificante”, ressalta.
O Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã fica na rua Mandagaris, nº 970, Centro. O telefone de contato é (14) 3441-6100.
Na ponta do lápis
Segundo o sistema de gestão da unidade, entre junho de 2010 e abril de 2022, o AME Tupã realizou:
> 727.159 consultas médicas
> 246.596 consultas não médicas
> 45.980 cirurgias
> 1.739.564 de exames
Raio X do AME
Ambulatório Médico de Especialidades de Tupã “Celina Maria Vendramini França”
Data de inauguração oficial: 11/06/2010
Especialidades ofertadas: acupuntura, anestesiologia, cardiologia (saúde do homem), cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroclínica, ginecologia, imunologia, nefrologia, neurologia adulto e pediátrica, nutrição, oftalmologia (inclusive para retina), ortopedia, otorrinolaringologia, pneumologia, psicologia, reumatologia, urologia, urologia saúde do homem, urologia linhas de cuidado.
Número de funcionários (incluindo médicos): 170
Número de municípios atendidos: 19