American Heart Association promoverá um Centro Internacional de Treinamento no Rio de Janeiro, Angra dos Reis e Ribeirão Preto

A Estácio, universidade que possui hoje uma das maiores escolas de Medicina do Brasil, vai ser a primeira instituição de ensino superior do Rio de Janeiro a sediar um Centro Internacional de Treinamento (ITC), com cursos reconhecidos e certificados internacionalmente pela American Heart Association (AHA), uma das mais importantes organizações científicas do mundo. Os primeiros cursos ACLS, PALS, BLS e Heartcode BLS acontecem já neste mês, a partir de 21 de agosto, na modalidade presencial e semipresencial. Durante os cursos da AHA, os alunos poderão utilizar toda infraestrutura da Estácio, o que inclui a tecnologia avançada, os manequins e simuladores de alta fidelidade, os laboratórios de simulação realística e ainda ter acesso aos conteúdos atualizados por instrutores credenciados pela AHA. As inscrições para os cursos ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), BLS (Basic Life Support), PALS (Pediatric Advanced Life Support) e Heartcode BLS podem ser feitas no site da Estácio na página da Pós-Graduação e Extensão Médica (portal.estacio.br/posmed).

Segundo o Dr. Silvio Pessanha Neto, Diretor dos Cursos de Medicina da Estácio, os cursos possuem metodologia baseada em evidências do AHA e são destinados aos profissionais da saúde que são responsáveis por garantir o suporte à vida, à estabilização e o transporte de pacientes tanto em ambiente intra ou extra-hospitalar. “Entre os temas que serão abordados, destacam-se: identificação e tratamento das condições de risco para parada cardio-respiratória, avaliação sistematizada, incluindo avaliação geral, avaliação primária, avaliação secundária e avaliação terciária, desfibrilação e cardioversão sincronizada, dinâmica efetiva de um time de ressuscitação, dentre outros”, detalha o Diretor.

De acordo com a Dra. Lucia Pezzi, coordenadora do Centro Internacional de Treinamento da AHA na Estácio, o pioneirismo da instituição em sediar um centro dentro de um ambiente universitário é extremamente importante, pois irá permitir a capacitação dos profissionais da saúde, em formação ou já formados, dentro dos protocolos e guidelines que são utilizados por empresas e hospitais no mundo todo como base de salvamento. “No curso, os profissionais irão aprender a identificar mais rapidamente os sinais de infarto e AVC e, assim, agilizar o socorro ao paciente”, explica Pezzi.

A Estácio ainda possui em seu portfólio o Heartcode BLS – lançamento da American Heart Association e da Laerdal com a versão traduzida para o português. Este programa de aprendizagem combinada oferece, segundo Pezzi, treinamento de ressuscitação de alta qualidade através de um método mais flexível, que permite ensinar aos alunos as habilidades do suporte básico de vida quando há um único socorrista em equipe. Os cursos serão realizados no Rio de Janeiro nas unidades Centro I – Presidente Vargas, campus premium Cittá América e Angra dos Reis. Em São Paulo, o curso será oferecido no campus de Ribeirão Preto.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.