Com o tema “Ansiedade e Síndrome de Burnout” será realizada na Casa de Saúde Saint Roman (CSSR) a Roda de Conversa: Cuidando de quem cuida nesta sexta-feira (26), às 14h. O evento contará com a participação do Dr. Almir Marcelo Santos, médico psiquiatra clínico e forense e é voltado para os funcionários da clínica.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada dez pessoas sofre de algum distúrbio mental e cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade.
Diante destes dados, Dr. Almir informa que a ansiedade é um estado emocional desagradável, acompanhado de desconforto físico e geralmente relacionado com o medo. “É basicamente uma reação que todo indivíduo experimenta diante de algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativa para datas importantes, entrevistas de emprego, vésperas de provas, exames de saúde entre outras. Contudo, algumas pessoas vivenciam esta reação de forma mais frequente e intensa, de tal modo que passa a ser considerada patológica e comprometer a saúde emocional da pessoa e a sua vida de relação”, frisa.
Durante o evento, Dr. Almir vai falar sobre as alterações físicas e psíquicas que podem ocorrer na ansiedade, irá fazer uma relação sobre a diferença entre o medo e ansiedade, além de explicar os transtornos de ansiedade e sintomas.
Nesse evento, Dr. Almir também vai abordar a Síndrome de Burnout. “Trata-se da sensação de estar acabado ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que é uma resposta prolongada a estressores e fatores interpessoais crônicos do trabalho”, alerta.
Na ocasião, ele vai comentar sobre os profissionais que estão mais expostos ao Burnout, por que e quando ocorre , além de explicar sobre quadro clínico (sintomas inespecíficos como insônia, fadiga, inquietação caracterizando síndrome depressiva e/ou ansiosa • Perda do autocontrole emocional; • Irritabilidade; • Manifestação de agressividade; • Perturbação do sono; • Decepção e perda da disposição e interesse pelo trabalho; • Instalação de uma verdadeira intolerância ao contato com aqueles que eram alvo da dedicação do profissional.