Duas vezes ao ano, o Centro Universitário Facens oferece, durante o período de férias, cursos de capacitação e extensão com certificado. O objetivo da ação é promover continuidade ao aprendizado de alunos, ex-alunos e da comunidade em geral. Em julho, serão ofertados mais de 75 cursos nos formatos online ao vivo, EaD e presencial. As inscrições podem ser feitas entre 24 de junho e 20 de julho na plataforma NCursos. Os cursos presenciais acontecem de 25 de julho a 5 de agosto, no campus do Centro Universitário.
A Facens disponibiliza, neste período, três novos cursos gratuitos e com certificado, na modalidade online síncrona – Lean Six Sigma – Módulo 1: Introdução; Sustentabilidade Ambiental – Conceitos e Ferramentas; Front-End (WEB): Desenvolvendo um Aplicativo com Framework WEB – Angular. Além destes, há também os cursos gratuitos Fundamentos do Lean Six Sigma e do Método DMAIC e Introdução à Agilidade.
Alguns cursos têm pré-requisitos, contudo, há diversas opções para outras áreas de atuação e sem necessidade de conhecimento previamente adquirido. Além disso, na Plataforma NCursos, a Facens oferece 50% de desconto e parcelamento em 3x no cartão para alunos, ex-alunos e colaboradores da instituição. A Facens também oferta cursos presenciais gratuitos no Smart Mall Facens, no Shopping Pátio Cianê.
Os interessados podem encontrar cursos nas seguintes categorias:
- Automação e Embarcados
 - Automotivo e Competições
 - Bootcamp – Gestão da Qualidade com Lean Six Sigma
 - Construção Civil & Arquitetura
 - Degustação e Harmonização
 - Engenharia e Manutenção
 - Fabricação Digital & Manufatura Aditiva
 - Gestão Ambiental e Sustentabilidade
 - Gestão da Qualidade/Planejamento
 - Gestão de Negócios
 - Gestão de Pessoas
 - Gestão de Processos
 - Gestão de Projetos
 - Inovação e Estratégia
 - Liderança e Gestão de Pessoas
 - Saúde
 - Segurança contra incêndio
 - Softwares e Aplicativos
 - Técnicas de Análise
 - Inteligência Artificial
 - Tecnologia da Informação
 

