Dentre as práticas de atuação da psicologia há também o trabalho de grupo. A atuação dos profissionais da psicologia, dentro e fora de um ambiente de internação, não se resume apenas a atendimentos individuais.
O Grupo Operativo é um recurso que possibilita as relações interpessoais, que ajuda a superar dificuldades e que se fortaleçam. É formado por abrangentes temas, sendo trazidos pelo terapeuta que está organizando o grupo ou pelos próprios pacientes.
Na Casa de Saúde Saint Roman, a psicologia tem o foco em trabalhos de grupo, onde os pacientes trocam experiências, aumenta a motivação para o tratamento, possibilita a escuta sobre o outro, o olhar empático e acolhedor, e se identificam uns com os outros. É um recurso que temos, não só no ambiente de internação, mas também de forma ambulatorial.
É um trabalho focal, diferente da terapia individual, com tempo e número de sessões estipulados de acordo com a necessidade do grupo e estão ligadas a um objetivo comum. Todo mundo fala, escuta e busca dar suporte.
Úrsula Campos é psicóloga com especialização em Gestalt-terapeuta