Se há pouco tempo a telemedicina era vista como o futuro, hoje já podemos considerá-la realidade no Brasil. No entanto, ainda há uma grande barreira a ser vencida: educar a população para entender que, para casos de baixa complexidade, a consulta médica por vídeo é a porta de entrada do paciente no sistema de saúde – e não o pronto-socorro.
Na telemedicina, o paciente pode tirar dúvidas, conversar com um médico, solicitar uma orientação e receber uma prescrição digital sem pegar fila, sem burocracia, de onde estiver e sempre que precisar. Afinal, o serviço está disponível 24h por dia, 7 dias na semana. Por isso, sempre que for possível fazer alguma espécie de diagnóstico à distância, certamente irá existir uma vantagem para o paciente e para os médicos envolvidos no processo.
Confira 5 problemas do dia a dia que a telemedicina pode ajudar a resolver:
- Distância
Poucos brasileiros vivem a uma curta distância de uma clínica ou hospital, o que dificulta o acesso a consultas frequentes e, consequentemente, pode atrasar o diagnóstico de doenças graves. A telemedicina possibilita atendimento médico rápido e seguro para quem vive em lugares de difícil acesso e é uma alternativa vital para que os casos graves recebam atendimento rápido no pronto-socorro, enquanto os casos leves são resolvidos através das consultas por vídeo. Além disso, também possibilita o acesso a centros de excelência, que contam com super especialistas requisitados. Uma pessoa que reside em São Paulo poderia realizar uma primeira avaliação por teleconsulta com um especialista em Goiânia, por exemplo.
- Tempo
A telemedicina agiliza o processo de agendamento de consultas e ainda permite que o paciente seja atendido sem sair de casa – resultando em uma grande economia de tempo. Durante o atendimento, o médico pode conversar com o paciente em uma chamada de vídeo segura e em tempo real, fazer perguntas, conduzir a verificação de rotina e evitar visitas desnecessárias. Além disso, a telemedicina também é eficaz na redução do tempo gasto entre o diagnóstico e a solução do problema.
- Preço
A telemedicina reduz custos para todo o sistema de saúde. Por evitar idas desnecessárias ao Pronto Socorro, diminui os custos gerais, evita a superlotação e possibilita que mais pacientes tenham acesso ao cuidado com a saúde. Além disso, a consulta virtual também oferece uma economia de gastos com o deslocamento do paciente.
- Acompanhamento
Um atendimento médico de qualidade não pode ser mensurado apenas com base no serviço prestado durante a consulta, mas também no monitoramento do paciente no decorrer do tratamento. As plataformas de teleconsulta permitem que o médico acione o acompanhamento de enfermagem, emitindo mensagens de alerta e novas recomendações. Neste caso, após um período determinado pelo médico, o enfermeiro responsável entra em contato com o paciente para verificar se está tudo bem e se existe a necessidade de um novo atendimento, garantindo segurança e bem-estar durante o tratamento.
- Auto diagnóstico
A telemedicina é também eficaz na prevenção da automedicação e do auto diagnóstico. As pessoas querem praticidade buscando seus sintomas na internet, mas a teleconsulta veio para oferecer essa mesma praticidade somada a um conhecimento técnico embasado, ou seja, é mais segurança e comodidade para o paciente.
Carolina Pampolha é médica e Head de Operação da Docway, empresa referência em soluções de saúde digital no país