Artigo – Casa de Saúde: 140 anos de uma orquestra em sintonia

Para uma orquestra ser bem-sucedida é preciso ir além da afinação dos instrumentos, sejam eles de metais, madeiras, percussão ou cordas. São necessárias horas de ensaios, músicos talentosos, sincronia entre as famílias, partituras legíveis e maestros qualificados, com muita sensibilidade. Nada mais adequado do que traçar este paralelo em Campinas (SP), cidade do maestro Carlos Gomes e de uma das sinfônicas mais celebradas do país. Cidade também de outra grande referência, mas em outra área: a Casa de Saúde. Tradicional como nossa Sinfônica Municipal, o prédio histórico do Vera Cruz Casa de Saúde, como hoje é chamado, completa 140 anos, dois dos quais sob a batuta do Vera Cruz Hospital.

Encarregar-se da administração de algo reconhecidamente competente não é simples. Neste específico caso, é preciso, além de trazer novo fôlego e novas energias, incumbirmo-nos de gerir, modernizar e melhorar algo consagrado em toda a região, sem nos dar ao luxo de esquecer sua relevância e importância histórica. Porém, como se não bastasse tal desafio, menos de um ano após assumirmos a responsabilidade, passamos a lidar com a pandemia do novo Coronavírus.

Tendo em mente a vocação do complexo em excelência de atendimento e conhecendo a confiança da população campineira em um tratamento especializado, aliado ao zelo que permeia nossas ações humanas, voltamos nossas atenções ao acolhimento de pacientes com síndromes respiratórias e sintomas da Covid-19. Desde então, mais de 25 mil pessoas passaram pelos cuidados de nosso corpo de profissionais.

Embora este capítulo continue sendo escrito, algo muito importante já está somado à nossa história: o que antes era um local distinto por sua expertise em especialidades múltiplas – tais como neuro, cardiologia, maternidade, fisioterapia, apenas para citar algumas, entre tantas – passou a ser também notório por aplicar as melhores práticas de combate a uma doença desconhecida e por sua capacidade de adaptabilidade em tempo recorde. Nossos resultados são comparáveis aos melhores serviços do Brasil e do mundo.

Isso foi possível por meio da competência somada ao estudo intenso de todas as possibilidades diagnósticas e terapêuticas e à humanização no acolhimento. Incentivamos o campo das ideias, das pesquisas, dos estudos e investimos (e continuamos investindo) em reformas de modernização, em compras de equipamentos, em abertura de leitos e em contratação de pessoal para todas as áreas: apoio (higiene, segurança, recepção e outras), administração (RH e financeiro, por exemplo) e assistenciais (médicos, enfermeiros, etc.). Assim, se gerações e gerações podem se orgulhar de terem nascido na antiga Casa de Saúde, hoje, em pleno combate ao novo Coronavírus, muita gente pode dizer que “renasceu” graças ao primor com o qual o Vera Cruz Casa de Saúde trata seus pacientes.

Nas agruras, nos unimos ainda mais. Por trás de um prédio lindo, dono de uma fachada deslumbrante (que em nada perde para monumentos europeus, diga-se de passagem, e que será restaurado para manter uma das mais belas vistas de Campinas), há uma orquestra de extrema qualidade em plena sintonia. Somos quase 800 colaboradores e, cada um com seu instrumento, sob regências tarimbadas, que mantêm o espetáculo diário do Vera Cruz Casa de Saúde.

Confiando em Deus e em nossas aptidões, nossa sinfônica seguirá seu novo curso buscando ser contemporânea e pioneira, mas sem se esquecer de um passado de 140 anos marcado por entrega de resultados e amor. Assim, para sempre, será música aos ouvidos de nossos pacientes e suas famílias, nossos profissionais e nossas famílias. Viva o Vera Cruz Casa de Saúde! Viva Campinas e região! Viva o Brasil!

 

Dr. Erickson Blun é Diretor-Presidente do Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Vera Cruz Medicina Diagnóstica e demais serviços do HUB Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.