Artigo – Cientistas relatam manifestações gastrointestinais e mecanismos da Covid-19

Recentemente, o Prof. Zhu Shu, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China (USTC), e o Prof. Richard A. Flavell, da Universidade de Yale, publicaram um artigo de revisão na Nature Reviews Gastroenterology and Hepatology. Eles resumiram sistematicamente as manifestações gastrointestinais em pacientes com Covid-19 e exploraram os possíveis mecanismos de sintomas intestinais causados pela infecção por Coronavírus.

Embora as manifestações clínicas de doença sejam principalmente febres, tosse e imagens pulmonares, sintomas gastrointestinais também foram relatados. Cerca de 50% dos pacientes com Covid-19 apresentaram RNA do SARS-CoV-2 detectável em suas amostras fecais. A evidência de infecção intestinal pelo novo Coronavírus também foi relatada com base em vários estudos in vitro e in vivo em animais.

A expressão intestinal do receptor SARS-CoV-2 e da serina protease permanece em nível relativamente alto. Partículas de vírus e inflamação intestinal foram detectadas na autópsia e biópsia dos intestinos do paciente. O camundongo, hamster, macaco rhesus e outros modelos animais que podem ser usados para investigar a infecção intestinal do vírus também foram avaliados no estudo.

O risco de transmissão fecal-oral da doença foi também revista no artigo.

Este trabalho aprofundou a compreensão das manifestações gastrointestinais da Covid-19 e sugere uma relação potencial entre infecções intestinais e gravidade da doença. É importante para a compreensão da patogenicidade e mecanismo de transmissão do vírus e para o desenvolvimento de estratégias científicas de prevenção e controle.

Fonte: Meng Guo et al, Potential intestinal infection and faecal-oral transmission of SARS-CoV-2, Nature Reviews Gastroenterology & Hepatology (2021). DOI: 10.1038/s41575-021-00416-6

Rubens De Fraga Júnior é professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Médico especialista em geriatria e gerontologia

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.