Artigo – Como está a relação médico-paciente em tempos de transformação digital?

Os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos têm provocado verdadeiras transformações em todos os setores da economia mundial. Um dos segmentos que mais têm sentido essa movimentação é o da saúde. De forma um tanto quanto abrupta, e impulsionados por uma pandemia, profissionais de saúde e gestores de instituições de diferentes tamanhos, se viram forçados a ingressar no mundo digital.

Quando focamos nos médicos, é preciso que essa classe (já tão habituada a sempre reciclar seus conhecimentos) atue ainda mais fortemente na busca por soluções inteligentes que impactem positivamente sua relação com os pacientes. Em todo território nacional, as healthtechs saltaram 16,11% entre 2019 e 2022, somando 596 iniciativas atualmente, de acordo com estudo da Liga Ventures.

Dentre todas as soluções, se destacam aplicações para oncologia, nutrição, planos e financiamento, autismo, bem-estar físico e mental, inteligência de dados, sênior techs e saúde no trabalho. Tais dados confirmam que há uma vasta gama de empreendedores atentos às necessidades de médicos no Brasil, visando entregar soluções cada vez mais assertivas e que possam, em última instância, proporcionar experiências de alto valor agregado para os pacientes.

Outro ponto de atenção nessa jornada, é que os médicos precisam se atualizar e estarem abertos a um aculturamento digital. O que quero dizer com isso é que é possível estudar e fazer uso de redes sociais para gerar conteúdos de qualidade e criar engajamento e conexões com diferentes gerações de pacientes, impactando positivamente todos os canais de contato com essas pessoas.

Por fim, destaco que os tempos mudaram e o paciente agora é o chamado “phygital”, ou seja, que gosta de conectar o mundo físico e o digital, deseja as facilidades tecnológicas, mas não abre mão de um bom atendimento (e acolhimento) humano. Portanto, é imperioso que os profissionais de saúde mergulhem de vez nas soluções inovadoras que as healthtechs entregam ao mercado, sem abrir mão do olhar humano e de carinho com cada paciente.

Cadu Lopes é CEO da Doctoralia Brasil, Chile e Peru. Parte do Grupo Docplanner, a maior plataforma de saúde do mundo está presente em 13 países e é responsável por atender 53 milhões de pacientes e processar mais de 7,5 milhões de agendamentos de consultas por mês. Atualmente, possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes.  Com a missão global de tornar a experiência em saúde mais humana, a Doctoralia atende a diferentes públicos ao oferecer uma gama diversificada de serviços: marketplace, que permite agendamento e avaliação de consultas, softwares médicos para consultas via telemedicina, sistema SaaS (Software as a Service) voltado para otimização da gestão e do fluxo de pacientes. Para ampliar o alcance do serviço, a Doctoralia disponibiliza também o aplicativo móvel nas versões iOS e Android

Redação

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