Artigo – Como organizar campanhas de saúde com assertividade?

Organizar uma campanha de saúde eficaz, sempre foi essencial para atingir a maior quantidade possível de pacientes em todas as regiões. Com a pandemia, tal preocupação se potencializou em meio a uma responsabilidade social inegável para combater a propagação da Covid-19. Felizmente, os avanços tecnológicos se tornaram verdadeiros apoiadores desta causa, por meio de ferramentas e sistemas robustos que viabilizam a máxima abrangência destas ações com assertividade para todos os públicos.

Em uma mobilização crescente, estas campanhas são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância da realização de exames periódicos na manutenção da saúde de todos, porém, são poucos os que seguem à risca esse comportamento. Em um estudo divulgado pelo IBGE, um em cada três brasileiros deixa de realizar check-ups anualmente. Para piorar, o isolamento social prejudicou a rotina de cuidados de 60% das pessoas, que deixaram de procurar por médicos ou realizarem diversos procedimentos.

Quando identificado com antecedência, o diagnóstico de diversas doenças eleva as chances de seu tratamento eficaz e a qualidade de vida do paciente. Por isso, é essencial que, ao organizar tais campanhas, as instituições de saúde explorem os recursos tecnológicos mais modernos e completos do mercado a seu favor, como forma de expandir a recepção desta conscientização para seu público-alvo e salvando cada vez mais vidas.

Entre tantas ferramentas modernas, os voicebots são alguns dos mais eficazes no planejamento e propagação das campanhas de saúde. Considerados como um dos meios de comunicação mais inclusivos do mercado por atingirem pessoas de todas as idades, podem ser programados para entrar em contato com os pacientes para diversas finalidades – desde ressaltar a importância da realização de determinado exame, até facilitar seu agendamento, oferecendo opções variadas de dias e horários para que escolham a que melhor se encaixa em sua rotina.

Ao invés de os pacientes terem de parar seus afazeres para entrar em contato com determinada clínica ou hospital, o agente virtual de voz toma esta iniciativa para toda a base de contatos da rede, abordando todos em uma linguagem amigável para que se sintam confortáveis e prestigiados com esse cuidado. Facilitando ainda mais a jornada ao paciente, estes robôs podem conter todo o seu histórico de saúde, a fim de relembrá-los sobre determinada consulta que precisam marcar periodicamente ou relembrar um agendamento feito há bastante tempo.

Segundo dados divulgados pelo Panorama das Clínicas e Hospitais 2022, o telefone ainda é o maior meio utilizado no agendamento médico. Diariamente, cerca de 70% dessas empresas recebem por volta de 20 ligações visando marcar consultas variadas – cenário que apresenta inúmeras oportunidades para otimizar e aperfeiçoar este meio em toda a cadeia de saúde.

Para atingir essa jornada de relacionamento com os pacientes em frentes abrangentes, os voicebots precisam ser desenvolvidos com uma comunicação clara, concisa e não invasiva, abordando cada pessoa no momento mais apropriado, com base em seu histórico de atendimento. Cogitando aqueles que, mesmo diante da digitalização do mercado, ainda se mostram pouco aderentes à tais recursos, sempre ofereça a possibilidade de conversar com um atendente humano. Assim, não se sentirão desconfortáveis com a única possibilidade de agendar suas consultas via agentes virtuais.

Economicamente falando, uma campanha de voz bem formatada tem eficiência financeira maior do que um canal de mensageria como SMS e WhatsApp, os quais podem ter um valor maior e, consequentemente, um custo-benefício não atrativo, tendo em vista sua abrangência de impacto. Principalmente, levando em consideração que essa ferramenta disponibiliza o verified call – selo de autenticação da instituição ao entrar em contato.

Muitos desafios podem ser encontrados no planejamento destas ações. Por isso, é essencial que as instituições de saúde se programem com tempo de sobra para desenvolver estes agentes virtuais com todas as informações de seu público-alvo para contatá-los de forma empática e atenciosa. Seja para a conscientização de um exame ou seu agendamento, se apoiar nestes recursos certamente trará resultados enormes para o diagnóstico precoce de diversas doenças e seus tratamentos adequados.

 

 

 

Leonardo Coelho é Head de Customer Sucess e Product Manager do Voice Bot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel

Redação

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