Chamamos de transtornos alimentares ao desequilíbrio que existe ao fazer a ingestão de alimentos ou a recusa em querer comer. Essas alterações, de natureza psicológica, podem trazer muito impacto na saúde e acentuado sofrimento para quem convive com alguém assim.
A data de hoje foi criada como forma de conscientizar e abrir o debate sobre alimentação e saúde mental, muitas vezes tratada de modo preconceituoso e que acaba piorando o problema em vez de ajudar quem necessita de atenção e cuidado.
No mundo, cerca de 70 milhões de pessoas sofrem com os Transtornos Alimentares (TA) e atualmente apenas 1 em 10 pessoas recebe tratamento adequado.
São considerados Transtornos Alimentares:
• Anorexia nervosa (restrição severa dos alimentos)
• Transtorno da compulsão alimentar (comer quantidades excepcionalmente grandes de alimentos e perder o controle sobre o comportamento alimentar).
• Bulimia nervosa (compulsão alimentar seguida de comportamentos compensatórios, como vômito auto induzidos, uso de laxantes, diuréticos ou exercícios físicos excessivos).
Somente encarando de frente o problema, aceitando que ele existe, que não se trata de mero capricho da pessoa, mas de um sofrimento que necessita ser tratado que vamos conseguir dar qualidade de vida e satisfação para todos. Pensamos nisso na data de hoje!
Dr. Almir Marcelo é Diretor Médico Casa de Saúde Saint Roman