À medida que a pandemia de Covid-19 criou uma situação turbulenta e incerta em todos os setores, o impacto no setor de saúde foi mais grave no contexto que enfrentou o desafio de se tornar o salvador da humanidade. O setor de saúde, especialmente agora, precisa urgentemente de tecnologias e soluções inteligentes que possam ajudar a mitigar o impacto da pandemia, reduzindo assim a carga sobre a equipe para que possam ser reatribuídos para serviços mais solidários, estratégicos e de valor agregado.
No cenário atual, o pessoal administrativo e os médicos de plantão já têm muitas responsabilidades. A admissão hospitalar e a apresentação/processamento de reivindicações de seguro ainda são em grande parte um processo manual. Em um sistema já sobrecarregado, esses fluxos de trabalho urgentes que podem ser facilmente automatizados acabam envolvendo consideravelmente mais tempo.
É aqui que as ferramentas de digitalização e automação podem mudar o jogo, porque podem permitir que a equipe do hospital faça mais em menos tempo, aumentando assim sua produtividade.
O ano de 2020 foi um passeio de montanha-russa – a primeira onda da pandemia tinha acabado de chegar, e as empresas estavam lutando para aceitar a situação. Enquanto muitas companhias sofreram grandes perdas, houve outras que conseguiram se manter à tona ampliando seus horizontes e se adaptando ao “novo normal”. Com a maioria dos funcionários trabalhando em casa e outros ocupados em serviços essenciais, as organizações de todos os setores foram forçadas a começar a pensar em soluções confiáveis e eficientes para garantir a continuidade dos negócios. Essa mudança nas perspectivas veio para ficar, já que hoje, o mundo passou por uma metamorfose que transformou completamente o funcionamento das coisas e abriu caminho para uma maior adoção e dependência da automação e digitalização para realizar tarefas.
Agora mais do que nunca, todas as organizações ou empresas gostariam de trazer mais tecnologia, levando a uma maior penetração de serviços de comunicação digital ou on-line, armazenamento em nuvem e colaboração que surgiram como necessidades tecnológicas essenciais. O segmento de saúde também começou a se preparar para uma onda de digitalização que pode ajudá-lo a agilizar seu fluxo de trabalho e operações para trazer eficiência geral. As empresas agora terão que considerar a automação e a digitalização como uma estratégia de longo prazo, e não apenas como um meio de alcançar resiliência operacional de curto prazo.
Como o mundo está à beira de uma mudança necessária e muito necessária em direção à digitalização e automação, o segmento de saúde certamente testemunhará um certo aumento na demanda por dispositivos multifuncionais e soluções de digitalização.
Hoje, tornou-se importante que os provedores de serviços de saúde se transformem digitalmente para poder funcionar perfeitamente. Não só isso, no cenário atual, o segmento de saúde se adaptou rapidamente ao modelo de trabalho híbrido, no qual o acesso remoto a documentos se torna crucial.
Marcelo Carrera é diretor de marketing da Access