Artigo – Janeiro Branco: o mundo pede saúde mental!

O “Janeiro Branco” é uma campanha brasileira, criada em 2014, que busca chamar a atenção sobre a importância da saúde mental na vida das pessoas. E o primeiro mês do ano não foi escolhido à toa: trata-se de uma época propícia para se fazer reflexões.

A saúde mental contempla a nossa capacidade de sentir bem-estar, habilidade em manejar de forma positiva adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito dos nossos limites, nossa satisfação em viver e nos relacionarmos, e o modo como equilibramos nossas emoções.

O tema de 2023 é “A vida pede equilíbrio” e destaca a importância de medidas de prevenção e cuidado à saúde mental, particularmente dos quadros mais frequentes que são ansiedade e depressão, cada dia mais amplamente discutidas em âmbito mundial. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes em todo o mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19, que expôs todas as pessoas a situações de estresse, perdas, incertezas e temores.

Do ponto de vista preventivo, alguns pontos merecem destaque, como: medidas de autoconhecimento; fortalecimento dos laços familiares e de amizade; controle do estresse; momentos de relaxamento; qualidade do sono; exercício físico; atividades prazerosas; busca e valorização do sentido; e propósito na vida.

Alguns sinais, como perda de disposição, mudanças bruscas de humor, tristeza, diminuição de prazer nas atividades, irritabilidade, dificuldade para dormir e exagero no uso de álcool, apontam a necessidade de diferenciar sentimentos relacionados ao contexto de vida e quadros que precisam ser tratados.

Como nas demais áreas da saúde, o diagnóstico precoce está associado a melhores prognósticos. Vale lembrar o que foi destacado pela Organização Mundial da Saúde há mais de uma década: não há saúde sem saúde mental.

Que tal avaliar como você está? Como está a sua saúde mental?

Crédito: Matheus Campos

 

 

 

 

Fernando Tomita é coordenador do serviço de interconsulta de psiquiatria do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.