Artigo – Medicamento reduz o tempo de ventilação para pacientes com Covid-19 grave

19

A droga tocilizumabe, que é usada no tratamento de várias formas de artrite, pode encurtar em muito o tempo de ventilação e estadias hospitalares para pacientes com Covid-19 grave, de acordo com um novo estudo do Karolinska Institutet e Karolinska University Hospital publicado no The Journal of Internal Medicine reports .

“Portanto, parece que podemos ajudar os pacientes com covid-19 gravemente enfermos, afetando a inflamação no corpo com este tratamento”, disse o Dr. Nowak. “Os resultados agora precisam ser corroborados por um estudo maior que designa aleatoriamente os pacientes para o tocilizumabe ou outro tratamento”.

O estudo relatado acima é chamado estudo de coorte retrospectivo, que a partir de resultados específicos para determinar possíveis fatores causais. Nesse caso, esse fator foi quem recebeu tratamento medicamentoso e quem não recebeu. Os estudos retrospectivos são geralmente mais fáceis de conduzir e exigem menos recursos do que os estudos prospectivos. A desvantagem é que os resultados são menos confiáveis, pois é mais difícil controlar diferentes fatores. Os resultados mais confiáveis ​​podem ser obtidos a partir de ensaios clínicos randomizados nos quais os participantes são aleatoriamente designados para um grupo experimental ou de controle.

Rubens de Fraga Júnior é Especialista em geriatria e gerontologia. Professor titular da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

5 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.