Artigo – Na contramão global, Vera Cruz transforma incertezas com vanguardismo e excelência

O momento do anúncio de uma pandemia sem precedentes, separada por um século da anterior, trouxe consigo duas grandes incertezas: a primeira, como agir diante de algo desconhecido; a segunda, quanto tempo demoraríamos para voltarmos a nos abraçar sem medo.

Enquanto, porém, tratamentos e soluções evoluíram, todos nós fomos desafiados a mudanças e adaptações, a novas jornadas e ao novo normal, que ainda nos impõe alguns sustos e inseguranças, mas que temos a certeza de que o melhor já é realidade. Na trilha dos desafios, assumir a direção do Hub Campinas da Hospital Care, que compreende, além do Vera Cruz Hospital e do Vera Cruz Casa de Saúde, todas as centrais de especialidades espalhadas pela cidade, além das unidades em Sumaré e Indaiatuba, se apresentam como um presságio positivo, podendo contribuir para o bem-estar de tantos que nos confiam suas vidas.

Dúvida de que conduzimos hoje a mais completa solução de saúde da região de Campinas não há. Nesta minha nova missão como Diretor-Presidente de várias “sedes” de um grupo com nome consolidado, carrego comigo o orgulho de minha origem local, de minha vivência desde muito cedo em nossa cidade. Capixaba de nascimento, sou de alma campineira, onde cheguei aos 11 anos de idade e construí grande parcela de minha carreira. Apaixonado pela cidade, sou conhecedor do vanguardismo do Vera Cruz e da Casa de Saúde, cujas histórias se confundem com a do município.

Estar em tal posição, portanto, é assumir o compromisso de dar sequência e, mais, reforçar este pioneirismo, que vem de longa data. Formado em berço de excelência, o Vera Cruz nasceu da união de renomados médicos de Campinas e do sonho em formar um centro de acolhimento de primeiro mundo em um município conhecido por ser polo de alta tecnologia, por sua qualidade de vida (possui as vantagens de uma grande cidade, sem ser um núcleo urbano tão intenso) e pelo acesso ao ensino, trabalho e saúde primorosos. Portanto, está em um patamar diferenciado.

A medicina exige grandes investimentos. Nosso olhar, todavia, não está no fator econômico. Está na aceleração do desenvolvimento da qualidade assistencial, na qualificação incansável por meio de estudos e no aperfeiçoamento profissional e técnico. Uma eficiência não apenas reconhecida por nossos pacientes, mas também pelo poder público, que nos confiou, nestes anos de pandemia, leitos de SUS para o tratamento da Covid-19.

E, além da eficiência, de uns anos para cá, também somos notáveis pela tecnologia. Haja vista, por exemplo, nossa expertise em robótica, em que mais de mil pacientes passaram por intervenções cirúrgicas bem-sucedidas. E tal feito pode ser ainda maior.

O que me faz voltar às incertezas citadas no início deste artigo. Enquanto ambas são globais, o Vera Cruz vai na contramão. Por mais que ainda tenhamos dúvidas quanto ao momento do abraço literal, seguimos abraçando toda e qualquer causa, conhecida ou desconhecida. As razões: nossa prioridade é sermos humanos e o nosso objetivo é ser “o parâmetro entre as referências”.

Temos um grande plano de investimento constante em infraestrutura, na modernização de nossos procedimentos e na atualização de nossos profissionais, tudo com foco em permanecer construindo uma relação de confiança com Campinas e região. Entregando o paciente de volta à sua casa no menor tempo, sendo sustentáveis e eficientes, apoiando as necessidades da população e fazendo um elo de sucção com novos modelos de parceria para atender ao máximo de pessoas quanto for possível. E, claro, de minha parte, estando presente em cada setor, conhecendo cada unidade, cada repartição, cada colaborador, cada “canto” de nossas sedes. Tudo para fazer parte ainda mais da nossa já consagrada rotina de serviços e deixar ainda mais latente um espírito de união.

Este nosso pacto de comunhão e harmonia, seguindo a história de fundação da instituição, nos elevará ainda mais alto. Neste “novo normal”, a tranquilidade de “nossa gente” em receber aquilo que há de melhor no atendimento hospitalar é o nosso abraço. Nossa causa, nossa bandeira. Uma preocupação direta com a saúde de cada indivíduo que nos confia a sua vida.

 

 

Fábio Pereira Fraga é Diretor-Presidente do Vera Cruz Hospital, Vera Cruz Casa de Saúde, Vera Cruz Medicina Diagnóstica e demais serviços do HUB Campinas (SP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.