Artigo – O Brasil no topo do ranking mundial de Cirurgia Plástica

O Brasil como potência na área Estética não é uma novidade para mim. Com 20 anos de experiência, tenho acompanhado de perto essa evolução na Cirurgia Plástica, cada vez mais evidente nos congressos que estive ao longo desse tempo. A cada ano, sentia o Brasil conquistando mais respeito e já se posicionando de forma sólida na Medicina Cosmética.

Por tudo isso, sempre achei que chegar no topo do ranking mundial era só uma questão de tempo. Em 2019, atingimos esse marco, desbancando os Estados Unidos. A pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), divulgada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), mostra que foram mais de 1 milhão de cirurgias – sem contar os procedimentos não cirúrgicos.

Acredito que o culto ao corpo, muito enraizado na nossa cultura, foi um dos motivos que nos colocou em evidência. Com isso, os médicos brasileiros passaram a se especializar mais na área e a contribuir de forma ativa para a evolução da Cirurgia Plástica mundial. O Brasil hoje é, sem dúvida, um grande polo de talentos da Cirurgia Cosmética.

Além das técnicas que estão em constante evolução, os pacientes também estão mudando rapidamente e hoje, as cirurgias que trazem um resultado mais natural, são as mais buscadas. Em contrapartida, nunca tivemos tantos adolescentes se submetendo a procedimentos cirúrgicos – o Brasil também é líder entre os mais jovens.

Com tudo isso, vejo que temos alguns desafios pela frente. Além de tornar mais acessível as capacitações técnicas e equipamentos de última geração, os cirurgiões plásticos precisam tomar cuidado com as exigências da nova geração. Nada de prometer resultados e fazer qualquer coisa por dinheiro. A responsabilidade ética precisa estar acima de tudo, sempre. Dessa forma, certamente teremos um mercado fértil a ser explorado e manteremos o Brasil como referência mundial em Estética.

Dr. Eduardo Kanashiro é médico com especialização em Cirurgia Geral pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Cirurgia Plástica pela Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e Cirurgia Crânio Maxilo Facial pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.