Artigo – O exemplo que vem do interior

Em setembro, a Unimed Volta Redonda (RJ) completa 30 anos de existência. E apesar da crise que abateu a saúde suplementar nos últimos anos, devido à perda de clientes em decorrência do aumento do desemprego, a Unimed foi na contramão do setor e registrou crescimento. A cooperativa fechou 2018 com um lucro líquido de R$ 28 milhões, o que representa um crescimento de 33% se comparado a 2017. O que torna ainda mais relevante os resultados alcançados é que a instituição não é uma empresa que atue nos grandes centros econômicos do país, mas, na verdade, trata-se de uma organização presente no interior do Rio de Janeiro.

Outros indicadores de desempenho também reforçam o crescimento da instituição. A produção médica subiu 12% em relação a 2017 e as aplicações financeiras cresceram 23%. A cooperativa ainda fechou o ano com mais de 67 mil clientes, 452 cooperados e cerca de 1,4 mil colaboradores. Não há mistério na forma como os resultados são alcançados. É uma questão de investir em gestão, trabalhar com governança, investir nos funcionários e procurar sempre inovar.

Três décadas atrás, a Unimed Volta Redonda decidiu entregar, mais do que serviços aos seus clientes, uma experiência única de cuidado. As palavras que expressam nossa cultura são respeito, gentileza e competência. O Jeito Unimed de Cuidar (JUC) é um compromisso assumido em todas as relações, seja com o colaborador, o médico cooperado, o cliente, o fornecedor, entre outros integrantes. Gentileza para que o cliente se sinta bem-vindo, com a devida importância atribuída à sua necessidade. Respeito para agir com educação e acolher as pessoas como elas são. E competência por oferecer diferentes meios de atender bem, atuando de acordo com as prioridades, e possibilitar investimento na profissionalização.

Atualmente, 98,8% dos nossos funcionários afirmam sentir orgulho em trabalhar na cooperativa, 98,6% se identificam com a empresa e a recomendariam aos parentes e amigos como um excelente lugar para se trabalhar. Tratando-se de liderança, 94,1% afirmam que sempre são bem atendidos quando pedem orientações. São números que pouquíssimas empresas no país possuem. Para manter esses elevados índices, pesquisas com colaboradores e clientes são fundamentais. Porém, só terão um real efeito se o gestor compreender que esses dados são um importante indicativo das falhas que precisam ser corrigidas.

Procuramos nos diferenciar pela qualidade desde o primeiro momento. Para isso, investimos muito nas pessoas. Não há como uma organização se manter sustentável e competitiva se não aplicar em seu principal capital, que são os recursos humanos. Acreditamos que a organização deve ampliar as oportunidades para o desenvolvimento profissional dos colaboradores, a partir de competências técnicas e comportamentais. São os funcionários os principais responsáveis pelo crescimento de qualquer organização. Por isso, é preciso que eles sejam e se sintam valorizados. A percepção que eles têm da empresa é fundamental para o engajamento e para o clima organizacional.

O mercado está cada vez mais competitivo. É imprescindível que as organizações inovem, antecipem-se a tendências. Não há como esperar resultados diferentes quando há acomodação e repetição do que é feito há anos e anos. A Unimed Volta Redonda, por exemplo, antecipou-se às tendências mundiais de prevenção e criou o Pró Vida, programa que acompanha os clientes/pacientes proporcionando qualidade de vida e promoção de hábitos saudáveis, prestando assistência e cuidado. A unidade é um importante elo de nosso processo de crescimento. Na atualidade, há um movimento para que planos de saúde e hospitais ofereçam opções diferenciadas de bem-estar, prevenção, reabilitação e gerenciamento de doenças crônicas. Nós estamos na vanguarda desse movimento.

Luiz Paulo Tostes Coimbra

Redação

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