Artigo – Seja líder da sua jornada!

Você já parou para pensar em quantas vezes questionou se os seus caminhos e escolhas, sejam elas pessoais ou profissionais, estavam corretos? E como seria se tivesse feito outra opção?

Sim. Durante toda a nossa existência estes questionamentos surgem por diversas vezes, como se fosse um “check-up” anual das nossas escolhas.

Durante nossa jornada, diversos caminhos, desvios e atalhos surgem, e é aí que o ‘ser líder da sua jornada’ te chama para realmente definir, colorir e sonhar com os próximos passos.

Em alguns momentos, buscar o “retorno” mais próximo é uma opção sábia, pois, assim como nas rodovias, alguns são em cima de pontes, o que dá a oportunidade de um “olhar de águia” para as escolhas e rotas, e outros são túneis abaixo destas pontes, o que nos leva a um mergulho em nossos desejos para, depois, redefinir novas opções – mesmo que tenham alguns pedágios necessários para reafirmar o que escolhemos.

Decidir pelo “retorno” é uma ação de amor à sua própria jornada. Jornada esta que é vivenciada e experienciada em cada caminho escolhido, em cada rota traçada e em cada parada. Tudo para reavaliarmos.

Trago aqui exemplos de jovens e adultos que suas jornadas profissionais foram definidas pela atuação na área de saúde. Para alguns, foi o início deste caminhar; para outros, porém, a opção consciente de quando optaram por mudar de área, ou seja, o “retorno pela ponte ou pelo túnel” favoreceu a nova escolha.

Buscar a formação adequada é um dos principais motores da sua jornada. Com ela é possível entender que não há terminalidade. É fundamental ter no seu campo de visão que o conhecimento favorece escolhas mais conscientes, que te darão “musculatura” para enfrentar os desafios impostos pelo trajeto, mas, também, auxiliarão na realização das metas e objetivos traçados.

O caminhar profissional exige da sua jornada escolhas, vivências e experiências recheadas de tomada de decisões, de acolher, e de trazer à tona o mais verdadeiro entre todos os sentidos: o olhar afetuoso, cuidadoso e acolhedor pelo próximo.

O segmento de saúde conta com uma das maiores forças de trabalho, tanto no âmbito assistencial, de gestão e administrativa, empregando milhares de pessoas, mas também com alta exigência na formação e qualificação profissional daqueles que atuam nos serviços de saúde. Os avanços tecnológicos, os padrões de qualidade e uma equipe de alta performance são fundamentais para o atendimento adequado e seguro aos usuários.

Isto dá a exata dimensão da importância na formação e aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nesta área.

A formação conta com conceitos e técnicas, mas envolve a formação humanística, a atenção integral ao paciente, o comprometimento no auxílio à prevenção de doenças e a promoção da saúde.

Educadores na área de saúde pontuam como essencial nesta formação a articulação entre os saberes, que conduzem a práticas de aprendizagem mais colaborativas e multiprofissionais, auxiliando o aluno a vivenciar situações que vão das mais simples até as mais complexas e críticas, criando um campo de aprendizagem real que auxiliará no dia a dia profissional.

Quantas vezes não nos pegamos lembrando daquela aula, daquele professor ou até mesmo do sábio conselho de um amigo ou parente que, aparentemente, de forma automática, reproduzimos segundo nossos parâmetros.

Isto faz com que você efetivamente se torne líder de sua jornada, de suas escolhas e, principalmente, o que – ou quem – você levará nesta incrível viagem.

Escolha uma mochila e não uma mala! Na mochila somos obrigados a olhar com atenção para aquilo que é essencial, enquanto na mala, acabamos levando o que muitas vezes não usufruiremos.

No último ano, a pandemia trouxe para os profissionais da área de saúde vários momentos a sensação de “blackout” na trajetória que escolheram. Questionamentos, medos e a sensação de cansaço foi grande, mas como a Fênix, a cada dia renasciam das cinzas e de novo colocavam seus aparatos para continuar a jornada.

Esta capacidade é resultado da somatória dos pontos elencados, do fortalecimento a cada dia das competências e habilidades adquiridas e da predisposição para aprender a aprender. De investir na sua formação gerando um itinerário formativo que possua uma rota definida pelas suas especializações, mas que também dá espaços para que outros saberes de áreas diferentes se agreguem e até mesmo circundem na sua escolha.

Independentemente da área profissional que você escolheu, sua jornada será marcada por momentos, caminhos, desvios, retornos e companheiros de viagem que sempre trarão os direcionamentos para que você trilhe a melhor rota.

Então, bora lá ser líder da sua própria jornada?!

Acredite!

Silvana de Lazari é gerente do Senac Tiradentes, unidade referência em saúde e localizada na região central da capital paulista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.