Com 66.280 novos casos de câncer de mama registrados no Brasil em 2020, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer que mais acomete as mulheres, representando 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino no Brasil.
Anualmente, campanhas de conscientização e prevenção são criadas para lembrar a importância de realizar os exames para diagnóstico precoce da doença. No que diz respeito aos avanços tecnológicos para a detecção, hoje existe uma série de soluções digitais que, por meio da tecnologia, podem tornar o processo de rastreio e de tratamento do câncer de mama ainda mais preciso e eficaz.
Um dos exames iniciais para confirmar a presença da doença é a radiografia da mama. Para que a exatidão seja cada vez maior, e os médicos tenham informações baseadas em evidências científicas para dar um parecer sólido e seguro à paciente sobre o estágio da doença, soluções digitais como o STATdx – que dá o suporte necessário aos radiologistas no momento do diagnóstico, com mais de 500 imagens de câncer de mama integradas e referências de casos clínicos e procedimentos desenvolvidos por especialistas no assunto – são um grande diferencial.
Por meio das informações fornecidas pela solução, o médico consegue interpretar o exame de maneira mais profunda e entender qual o estágio do câncer, o grau de evolução e de que forma deve seguir o tratamento de acordo com as especificações necessárias para cada paciente.
Durante a tomada de decisão no atendimento, ter acesso à Soluções de Apoio à Decisão Clínica faz com que os erros médicos e os eventos adversos sejam menores e que a efetividade dos procedimentos aumente, uma vez que as decisões se baseiam em conhecimentos seguros vindos de artigos científicos, como os mais de 25 mil resultados sobre câncer de mama fornecidos pelo ClinicalKey, a maior fonte de busca clínica, quando médicos realizam uma pesquisa sobre o tema na plataforma.
Como se trata de uma doença que possui um tratamento relativamente longo, é importante que os hospitais e centros de atendimento tenham soluções voltadas também para as outras etapas da jornada do paciente, como a educação e o pós-tratamento, uma vez que cada uma dessas fases demanda informações especificas. Nos EUA, cerca de 2500 médicos utilizam o ClinicalPath para apoiá-los em 80% das decisões clínicas. Esta solução é voltada especificamente para oncologistas, que, por meio de Pathways, fornece análises para o tratamento ideal do câncer, e também informações relevantes para as pacientes, para que saibam como lidar com o processo e recebam o apoio psicológico necessário.
Investir nestas soluções tecnológicas que apresentam caminhos baseados em evidências e incorporados ao fluxo de trabalho clínico para ajudar as equipes na tomada de decisões consistentes para o atendimento de alta qualidade de pacientes com câncer de mama é um diferencial capaz de salvar vidas, e que, por isso, deve ser considerado algo primordial por todos os hospitais.
Vitor Liberatori é Gerente Sênior de Produto da Elsevier Brasil