A Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde (ABIMED) lançou acaba de lançar o Campus ABIMED. A iniciativa é destinada à qualificação especializada para o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores das empresas associadas, por meio de treinamentos direcionados para as necessidades do setor de dispositivos médicos. O projeto faz parte de ações da Associação relacionadas ao seu eixo estratégico de Educação e irá abranger todas as esferas de atuação, das áreas operacionais às de gestão.
Realizado em parceria com renomadas entidades de ensino, além de patrocinadores institucionais, o Campus ABIMED oferecerá formações específicas para atender às demandas do setor e vai contemplar desde cursos de atualização de curta duração até pós-graduação strictu sensu (mestrado e doutorado) e MBA, no modelo das universidades corporativas.
“Por meio da educação continuada dos profissionais, o Campus ABIMED tem como objetivo agregar qualidade ao setor e diminuir as suas defasagens, além de tornar a Associação uma referência nacional na capacitação da área de saúde”, ressalta Fernando Silveira Filho, presidente da ABIMED.
O programa piloto do Campus ABIMED será realizado em parceria com o Senai/Cimatec, instituição referência em Tecnologia e Inovação, que tem como objetivo desenvolver a indústria e formar profissionais, desde o ensino técnico ao doutorado.
Inicialmente será disponibilizado o curso Avaliação do Impacto Regulatório no Ciclo de Vida de Dispositivos Médicos, com previsão de início em novembro deste ano. Também estão previstos os cursos Avaliação de Tecnologias em Saúde e Avaliação Econômica em Saúde. Em todos eles, os participantes receberão certificados de curso de extensão emitidos pela entidade parceira da ABIMED, que, por sua vez, assinará como apoiadora institucional.
Em outra vertente, a ABIMED também contará com a parceria da consultoria Leandro Morilhas, que desenvolve soluções de Educação 4.0 e customizadas para empresas a partir da estratégia de seus negócios, com cursos modelados como graduações, especializações e MBA in company, envolvendo as mais modernas tecnologias educacionais.
Ciclo completo
Também como importante parte do projeto e de seu eixo estratégico de Educação, a ABIMED irá apoiar e incentivar a melhoria da educação básica no Brasil, tendo como objetivo atingir o ciclo completo da cadeia de educação, até a formação superior com qualidade. Para tanto, escolheu a Todos Pela Educação, organização suprapartidária e sem fins lucrativos que tem como propósito melhorar a qualidade da educação básica pública no Brasil, para receber as doações decorrentes do patrocínio do projeto. “Sabemos das desigualdades no país e das oportunidades desperdiçadas pelo nível de ensino. Dessa forma, decidimos também estabelecer uma colaboração para a educação básica”, explica Silveira Filho.