Boas práticas em gestão financeira maximizam resultados de estabelecimentos de saúde

A gestão financeira em estabelecimentos de saúde é um conjunto de medidas e processos que serve para o controle de gastos e receitas de forma contínua. Permite, ainda, que a instituição realize o planejamento das ações futuras com segurança, partindo de dados consistentes para projetar cenários.

O conceito por trás da gestão financeira hospitalar estratégica é a visão sistêmica, ou seja, a consciência de que tudo está interligado dentro da instituição.

A gestão eficiente gera integração e norteia a escolha dos fornecedores, a compra dos insumos, a assinatura de contratos e qualquer outra ação que envolva recursos financeiros, gerando maior rentabilidade e eficiência na aplicação dos recursos.

Dicas para melhores práticas em gestão financeira em saúde

Comece com um bom diagnóstico da situação atual: O primeiro passo é mapear e identificar os pontos a serem implementados para maximizar os resultados. Para isso, todos os processos financeiros devem ser auditados para detectar atrasos, gargalos e desperdícios e, assim, diminuir alguns custos na empresa. A partir daí, um planejamento financeiro estratégico é traçado com a definição de metas e resultados, padronização de fluxos, implementação e execução da estratégia. Trace metas e indicadores para mensurar resultados Com os dados coletados na fase de planejamento, trace metas tangíveis. Também é importante que as métricas de avaliação para as metas e objetivos sejam acompanhadas periodicamente para realização de adequações essenciais para um gerenciamento eficiente.

Evite desperdícios de insumos: A gestão de insumos é fundamental para evitar desperdícios. Alguns produtos podem ficar esquecidos e fora da data de validade, enquanto há carência de outros insumos. Ao comprar em pequenas quantidades, o estabelecimento de saúde acaba pagando mais caro. Por isso, é necessário que haja um controle atualizado dos produtos, incluindo a antecipação de pedidos daqueles utilizados com mais frequência.

Manutenção preventiva sempre: Ter um planejamento para realização de manutenção preventivas evita o aumento de custos com conserto e troca de aparelhos. A medida também assegura que serviços sejam suspensos por conta de reparo de equipamentos. É necessário enxergar a manutenção como investimento, programando essas ações para reduzir gastos nessa área.

Tenha uma boa gestão para redução de glosas: Erros técnicos, de preenchimento de valores e desconhecimento sobre a legislação estão entre as causas mais comuns para o aparecimento de glosas. Ter uma equipe especializada na gestão desse ativo é a melhor solução para diminuir o impacto financeiro das glosas na saúde financeira da instituição.

Capacite constantemente a equipe: Fornecer capacitação é estratégico para qualquer negócio. Isso porque, com o treinamento apropriado, os colaboradores fazem melhor uso de seu tempo e das ferramentas disponíveis. Ter um programa ou um planejamento para atualização contínua da equipe é fundamental para maximizar a produtividade e alcançar os resultados financeiros almejados pela instituição.

Para garantir mais eficácia na aplicação dos processos de gestão financeira dentro das instituições de saúde, a melhor saída é buscar o apoio técnico especializado. Isso minimiza os riscos e maximiza os resultados que podem ser alcançados pela instituição.

A Kairós Care possui soluções para integração de processos que garantem a melhoria da performance da gestão financeira dos serviços de saúde. A proposta é realizar a gestão integral de todas as operações financeiras da intuição parceira.

O processo é iniciado com o diagnóstico criterioso realizada por superespecialistas da área de gestão financeira para mapear e identificar os pontos a serem implementados para maximizar os resultados.

São auditados todos os processos financeiros para detectar atrasos, gargalos e desperdícios e, assim, diminuir alguns custos na empresa. A partir daí, são geradas informações contextualizadas sobre o cenário, facilitando a tomada de decisões mais eficientes.

Um planejamento financeiro estratégico é traçado com a definição de metas e resultados, padronização de fluxos, implementação e execução da estratégia, bem como a avaliação e monitoramento constante feito pela nossa equipe especializada para maximizar os resultados de lucratividade, rentabilidade, faturamento, custos, liquidez e recebimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.