Bolsa Dr. Rafael Bispo combate a evasão de estudantes negros do curso de medicina

365

De acordo com pesquisa realizada pela Fiocruz, apenas 1,8% dos médicos no Brasil são negros em um país onde 55,8% da população é preta – segundo dados do IBGE. E para diminuir essa disparidade, Raiam Santos, um dos maiores empreendedores e especialistas em negócios digitais, e Rafael Bispo, médico cardiologista, lançaram a Bolsa Dr. Rafael Bispo, que dá auxílio financeiro a estudantes negros de medicina de baixa renda.

A escolha do nome é uma homenagem ao coidealizador da iniciativa que teve que percorrer uma saga para se formar em medicina. “Eu estou cansado de ir a lugares premium e ser perguntado se sou músico, ator ou jogador de futebol. Parece que esses são os únicos três caminhos lícitos que o negro pode ter sucesso financeiro no Brasil. Quero que essa bolsa mostre que o preto pode ser o que ele quiser na vida, incluindo um empresário multimilionário ou um cardiologista de sucesso como o Rafael Bispo”, explica Raiam.

“Essa bolsa é para ajudar esses alunos a manterem a qualidade de seus estudos e não passarem por tanta dificuldades na hora de comprar seus materiais, com alimentação, deslocamento para a faculdade e estágios ou em custear a moradia, tendo em vista que muitos deles não estão em sua cidade natal”, pontua Bispo que passou por alguma dessas situações durante o curso por vir de uma família de baixa renda de Duque de Caxias.

Há um ano em ação, a iniciativa já ajudou mais de 11 estudantes de medicina em todo Brasil, com auxílio financeiro de R$ 700,00 por mês durante o período de um ano. “Já passei por situação de não ter o que comer porque minha família, que mora em Aracaju, não tinha dinheiro para me enviar. Com a Bolsa Dr. Rafael Bispo, eu pude ter a tranquilidade de saber que quando eu chegasse em casa, eu faria uma refeição e ainda teria o valor do transporte para ir à faculdade no outro dia”, conta Paulo Oliveira, que fez parte da primeira leva de beneficiados, e hoje já atua como médico.

“Quando eu tinha 19 anos, uma pessoa que nunca tinha me visto, pagou minha faculdade nos Estados Unidos pelo simples fato de contribuir com o próximo e ajudá-lo a ascender socialmente. E a única contrapartida esperada é que eu fizesse o mesmo para outras pessoas quando eu atingisse o tão esperado sucesso”, explica Raiam.

Mais que suporte financeiro – Além do suporte financeiro, o programa oferece mentoria de gestão de carreira e finanças com o próprio Dr. Rafael Bispo e Maikel Ramthun, médico e influencer no perfil do Instagram @alem.da.medicina, que conta com mais de 50 mil seguidores. Os jovens também terão acesso aos encontros presenciais e online do Million, uma fraternidade de negócios liderada por Raiam Santos, cuja anuidade é no valor de R$80 mil. Fazem parte desse grupo mais de 100 jovens empresários acima da média, espalhados pelo Brasil e diferentes países do mundo, e entre eles estão nomes como Giulliano Puga, CEO da LaBellaMafia, o youtuber Dani Molo, do canal Você Sabia, que conta com mais de 36 milhões de inscritos, e Tiago Reis, CEO do Suno Research.

“Quero que essa bolsa contribua para que as pessoas não se assustem quando entrarem num consultório médico e virem um médico negro. E foi por isso, que eu fiz questão de colocar o nome do meu amigo, Rafael Bispo, que é o maior exemplo de vida para esses jovens acadêmicos de medicina”, conta Raiam.

Quem pode participar – Para concorrer é preciso ser negro e já estar cursando medicina em faculdade pública ou privada de qualquer parte do país. Os interessados em mais informações sobre a Turma de 2021 da Bolsa Dr. Rafael Bispo devem entrar em contato pelo e-mail: rafaelbispoeco82@gmail.com.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

oito + 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.