Campanha “Abril Verde” é iniciada no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia

Você sabia que, no Brasil, a cada 48 segundos um trabalhador sofre algum tipo de acidente de trabalho? E, a cada 3h38min e 43seg, um profissional morre nessas circunstâncias no país. Assustador, não é? Diante desse fato alarmante divulgado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) celebra o “Abril Verde”, campanha criada para conscientizar a sociedade contra os acidentes de trabalho, prevenindo-os da melhor forma. Com fachada iluminada de verde, cor característica da ação, a unidade promove de 15 de abril até o dia 26, atividades voltada para os colaboradores, reforçando a importância da segurança no ambiente de trabalho.

Por ser uma unidade de saúde, a atenção e o cuidado precisam ser redobrados, uma vez que os trabalhadores estão expostos a riscos biológicos, químicos e a resíduos contaminados, por exemplo. Durante o período de janeiro a dezembro de 2018, foram registrados 47 acidentes de trabalho no Huapa, um número considerado baixo. “Dentre eles, o mais comum foi o acidente com material biológico, que atingiu 26 trabalhadores. Apesar de ser um número baixo, é fundamental trabalhar com a prevenção”, ponderou a coordenadora do Serviço Especializado em Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) do hospital, Ana Flávia Soares.

Além de dissertar sobre os acidentes de trabalho, serão abordadas também a importância das medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores, através das Normas Regulamentadoras estabelecidas pelo Ministério Público do Trabalho. “Através de blitzes e treinamentos, vamos surpreender os colaboradores na unidade, para fiscalizarmos como estão trabalhando e se estão utilizando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Nosso intuito não é punir. É educar e mostrar, de forma descontraída, que um simples deslize pode se tornar algo muito sério para o trabalhador”, explicou. A programação também contará com a exibição de depoimentos em vídeo de colaboradores do Huapa que sofreram algum tipo de acidente de trabalho, compartilhando suas lições e aprendizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.