Campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro” nas ruas da capital mineira

Valéria e Suelaine, a grande inspiração para a campanha

A campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro”, do Hospital Evangélico de BH vai embelezar a paisagem urbana da capital neste mês de outubro, quando se celebra o Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção e combate ao câncer de mama. Inicialmente, as artes produzidas pela Melt Comunicação, com a participação de pacientes do Centro de Oncologia da instituição, estarão em sete pontos de LED de várias regiões da cidade entre os quais empenas, bancas e painéis, com destaque para a Centro-Sul e os principais corredores de tráfego, como a Av. Cristiano Machado.

As redes sociais serão viralizadas e, para os interessados em conhecer o projeto, basta acessar a plataforma Ajude HE (ajude.he.org.br), que traz todas as informações sobre a iniciativa que visa captar recursos para a ampliação do serviço de Oncologia e para a adequação do espaço para a instalação de um novo mamógrafo, que deve chegar no início de 2023. Na outra ponta, a campanha visa conscientizar as mulheres para a importância de atuar preventivamente em relação à doença.

A Unidade de Oncologia funciona no Complexo de Serviços de Saúde do Hospital Evangélico, em Betim e atende 1.415 pacientes da cidade e de mais 12 municípios do entorno, via Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto é resultado do trabalho conjunto dos setores de Comunicação, Imprensa e Cultura e de Captação de Recursos do Hospital Evangélico de BH, instituição filantrópica que atende 75% via SUS e 25% para clientes de operadoras de saúde e particulares.

“A campanha será mais uma iniciativa para que a instituição possa oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes em tratamento de câncer. A ampliação da oferta do serviço e o novo mamógrafo são conquistas importantes para a comunidade que terá uma rede de atendimento pública mais robusta”, enfatiza a gerente de Marketing e Inovação, Rosepaula Aparecida Andrade Rodrigues.

Arte e vida

Sócio da Melt Comunicação e especialista em design de consumo, Renato Kim Panelli destaca que a arte é, em sua essência, a proposição de uma questão e um convite a alguma reflexão. “Com a campanha “Um Toque de Arte Muda o Quadro”, o Hospital Evangélico de BH recorre a esta característica singular da arte para apresentar à sociedade mineira o problema da acessibilidade e do financiamento do tratamento de câncer, e vai além se colocando como agente da solução. Por meio da arte, a instituição comunica sua missão para os mineiros”, ressalta.

Por outro lado, a iniciativa também valoriza a vida e motiva as pacientes da Oncologia do Hospital Evangélico que estão em tratamento. “A nossa inspiração veio das mais de 30 aquarelas da artista plástica Monica Bonilha, com figuras femininas que retratam com grande leveza e sensibilidade o uso dos lenços pelas pacientes, para despertar na sociedade um sentimento de solidariedade para a causa e, consequentemente, doações que possibilitem fazer as obras necessárias”, destacam a diretora de Arte e Criação, Gabrielle Goulart e o executivo de Contas e Atendimento Publicitário, Henrique Campos.

Lenços

A campanha foi inspirada no singelo ato da paciente Valéria Leandro da Silva, 41 anos, que está em tratamento oncológico desde maio de 2020 na unidade e participou do ensaio fotográfico para a confecção das peças publicitárias da campanha. Durante o atendimento psicológico, um dos serviços oferecidos, ela manifestou interesse em enviar um lenço de cabeça para a colega de tratamento Suelaine, que tinha feito a mastectomia radical no mesmo dia que ela.

“A gente sempre guarda um lenço. Eu quis passar para a Suelaine porque eu sabia que ela ia perder os cabelos, como eu já tinha perdido os meus. O afeto que recebemos nos ajuda no tratamento e essa troca nos permite criar uma rede de apoio que é fundamental”, explica.

Por outro lado, a paciente destaca que o lenço é um adereço que recupera a auto estima da mulher porque ajuda a compor o visual/estilo e a driblar os olhares piedosos da comunidade. “Tem umas amarrações diferentes e muito bonitas que valorizam o rosto e a roupa”, ressalta.

Dessa forma, o lenço é o símbolo da campanha e vai ganhar estampas exclusivas da artista plástica Monica Bonilha. Entre as ações programadas para arrecadar recursos está um leilão virtual.

Projetos em curso

A instituição tem outros projetos em curso como o “Troco do Bem”, em parceria com as lojas do Supermercados BH em Betim, com valores destinados para o Complexo de Serviços de Saúde, promoção de ações solidárias junto aos pacientes, sobretudo os mais carentes, e iniciativas que visam gerar redução de custos das unidades, por meio do recebimento de doações de insumos e materiais hospitalares e de gêneros alimentícios.

Em 2021, a área de Captação de Recursos arrecadou R$ 1,253 milhão. Para este ano, a meta é ampliar as parcerias com organizações e pessoas físicas, que também podem contribuir financeiramente para a sustentabilidade financeira da instituição filantrópica que atende 75% via SUS e 25% por meio de operadoras e saúde e particulares. Para saber mais, basta ligar (31) 4040-4940.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.