A Ecoimagem, referência em medicina diagnóstica do Grande ABC, realizou um levantamento para analisar o impacto das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que têm foco na conscientização do câncer de mama e de próstata, respectivamente. O resultado mostrou um aumento de 27% na realização da mamografia e de 15% das ultrassonografias de próstata, nos dois meses que englobam as campanhas.
Mamografia
Ao analisarmos a quantidade de mamografias realizadas pela Ecoimagem de 2015 a 2018, em média, após o mês de outubro o número aumentou 27%. Um dos diferenciais da Ecoimagem que também ajuda a alavancar esse aumento é o mamógrafo digital que, por ser um equipamento mais moderno, possibilita que a imagem seja obtida com maior facilidade e qualidade.
“Esse equipamento oferece imagens de alta definição, que permite uma visualização mais detalhada das mamas e facilita a identificação de pequenas alterações”, explica Martha Kotsubo, especialista em diagnósticos por imagem da Ecoimagem. Por gerar imagens digitais, o Mamógrafo também facilita a visualização do médico, que pode ampliar o exame em um ponto específico que precise de mais atenção.
Ultrassonografia de próstata
Já a Ultrassonografia de Transretal de Próstata, que também é importante no diagnóstico do câncer desta glândula, tem apresentado aumento de 15% nos meses de novembro dos últimos anos. “Consideramos um aumento expressivo, visto que os homens tendem a ter mais resistência em consultar um médico periodicamente e realizar os exames preventivos do que as mulheres”, comenta o Dr. Ubiratan Leal, especialista em ultrassonografia da Ecoimagem.
Muitos não sabem mas, além do exame de toque retal – imprescindível para avaliar a consistência e os contornos da próstata – a Ultrassonografia da Próstata também pode ser indicada para a detecção do câncer de próstata, por possibilitar uma investigação mais detalhada de indícios de nódulos ou alterações no aspecto da glândula, bem como em sua vascularização.
Para a Ecoimagem, promover campanhas de alerta e conscientização de doenças é essencial para educar a população e promover o diálogo de um assunto que as pessoas costumam querer fugir. “Através desses números, pudemos comprovar que as campanhas são eficientes e realmente estão atingindo as pessoas de forma positiva para a prevenção de doenças”, finaliza Leal.