O XXXIX Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas acontece de 3 a 5 de novembro de 2022, no Centro de Convenções do Complexo Royal Palm Plaza, em Campinas (SP). O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), reúne os principais especialistas do Brasil e do mundo em arritmias cardíacas com o objetivo de promover atualizações científicas em busca de melhorias no diagnóstico e tratamento das arritmias que podem provocar parada cardíaca, doenças no coração e a morte súbita.
De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), Fatima Dumas Cintra, o evento trará inovações em uma programação fortalecida a partir da presença de profissionais nacionais e internacionais. “Teremos estações de treinamento prático entre os participantes, uma programação científica diversificada, além da troca de experiências e discussões de casos clínicos que fazem a diferença na rotina dos profissionais da área”.
Fernando Porto, presidente do congresso, ressalta a educação continuada que o evento irá proporcionar. “Sem dúvida estarão presentes os maiores nomes da arritmia brasileira e do mundo em um evento com alto teor científico”, acrescenta, relembrando da importância de um evento como esse para a atualização médica.
Sintomas e prevenção das arritmias
Os sintomas mais comuns das arritmias cardíacas são palpitações ou “batedeiras”, desmaios, tonteiras, confusão mental, fraqueza, pressão baixa, dor no peito. Entretanto, algumas arritmias cardíacas são assintomáticas, ou seja, não provocam nenhum dos sintomas descritos acima.
Para prevenir as arritmias cardíacas, assim como demais doenças, é preciso ter hábitos saudáveis, manter uma alimentação balanceada, não ingerir ou não se exceder no consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, praticar atividades físicas com orientação de um especialista, dar atenção à saúde emocional (ex: estresse). A SOBRAC orienta à realização de exames preventivos, pelo menos uma vez por ano, com um cardiologista e prestar atenção aos sinais do coração, como pulsações irregulares e batidas intensas.
Informações e inscrições: sobrac.org/sobrac2022