Capela da Santa Casa de Mauá recebe orquestra em evento natalino

Para comemorar o aniversário da cidade de Mauá (SP) e antecipar as festividades natalinas, a Santa Casa de Mauá receberá na sexta-feira (14), às 15h, a Orquestra Locomotiva na capela Cristo Rei, localizada dentro de suas instalações (Avenida Dom José Gaspar, 1374).

Sob regência do maestro Robert Reis, 35 músicos tocarão um variado repertório para a plateia, formada por colaboradores, pacientes, autoridades e convidados da instituição médica. A Orquestra Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música no contraturno escolar, jovens de 7 a 17 anos em locais de alta vulnerabilidade social da Região do Grande ABC.

Segundo Harry Horst Walendy Filho, superintendente da Santa Casa de Mauá, a capela  foi escolhida como cenário da apresentação musical em razão da sua beleza e riqueza histórica e cultural, além de estar completando um ano de seu tombamento. O local abriga raros afrescos do pintor Emeric Marcier, artista plástico romeno, refugiado no Brasil durante a Segunda Guerra Mundial.

São 23 afrescos de Emeric Marcier, alguns pintados a óleo e outros em têmpera. Os painéis ocupam todas as paredes e o teto da capela, cujo trabalho levou dois anos para ser concluído. Ele começou a pintar a capela em 1943 e no conjunto de afrescos, o artista representou passagens bíblicas, entre elas, a ascensão de Jesus Cristo, a Torre de Babel, os sacrifícios ao bezerro de ouro e a divisão do Mar Vermelho. Marcier dizia que a capela não tinha arquitetura, mas o complexo da Santa Casa é um dos poucos exemplares com influência da arquitetura gótica na cidade de Mauá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.