Cardioncologia: Paciente com câncer requer acompanhamento diferenciado

Otávio Rizzi Coelho Filho (à esq) e Otávio Rizzi Coelho

O atendimento multidisciplinar é um facilitador do bem-estar do paciente, seja por questões de conveniência ou, mais importante, por possibilitar cuidados completos à saúde. O Centro de Oncologia Campinas (SP) amplia a lista de serviços aos pacientes ao introduzir mais uma especialidade essencial ao tratamento do câncer, a oncocardiologia.

A especialidade é direcionada às doenças cardiovasculares que podem acometer pacientes com câncer antes, durante e depois do tratamento. O acompanhamento com o cardioncologista possibilita maior chance da detecção de uma cardiotoxicidade e uma rápida intervenção, capaz de não alterar o planejamento e o protocolo oncológicos.

“Nosso papel como cardioncologista é tentar detectar precocemente essas alterações do coração relacionadas com o câncer e com o tratamento do câncer”, reafirma o oncocardiologista Otávio Rizzi Coelho Filho, que atenderá os pacientes do COC ao lado dos também cardioncologistas Otávio Rizzi Coelho, Rafael Sudario Vieira Toledo, Adriana Aparecida Bau, Camila Nicolela Geraldo Martins e Marcelo Idalgo Rodrigues.

Durante o curso da quimioterapia, é mandatório que o cardiologista use as ferramentas adequadas para proteger o coração do paciente. Ainda que o tratamento do câncer tenha evoluído muito, e que a grande parte dos pacientes tenha resposta positiva, há uma chance de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. O motivo, explica Otávio Rizzi, é que os pacientes que têm a maioria dos tipos de câncer vão dividir fatores de risco para doença cardiovascular.

“O cigarro é o vilão do câncer e do coração; obesidade tem relação muito grande com alguns tipos de neoplasia e doença no coração; alimentação inadequada, sedentarismo, etilismo. Todas essas situações têm grande impacto no risco de câncer e também de doença cardiovascular”, exemplifica Rizzi.

Além disso, os tratamentos quimioterápicos e radioterápicos para a neoplasia, apesar de muito evoluídos, ainda fazem uso de drogas capazes de trazer riscos ao coração. “Tive a oportunidade de estar nos Estados Unidos, trabalhando num dos grupos de cardioncologia mais importantes do mundo. Nesse período, participei de estudos que ajudaram a descobrir alguns padrões de lesões no coração de alguns tipos de quimioterapia”, reforça.

Ter uma equipe de cardiologia com experiência e treinada no mesmo ambiente do tratamento oncológico ajuda a agilizar o diagnóstico de doenças do coração e ainda pode oferecer cuidados precisos e ágeis para contribuir com o tratamento oncológico. “Em algumas situações, bem raras, a doença no coração é tão importante que nós teremos de interromper ou diminuir o tratamento oncológico. Mas na grande maioria das vezes, com o acompanhamento especializado, conseguimos dar remédios e fazer eventualmente pequenas mudanças para que o paciente não pare o tratamento e continue tratando a doença de maneira adequada”, detalha Rizzi.

Hoje, os grandes centros de oncologia no Brasil e no mundo, afirma, têm uma equipe de cardiologia especializada para poder dar o suporte do rápido diagnóstico e intervenção terapêutica. “O nosso papel no Centro de Oncologia Campinas é poder ajustar situações para que a equipe consiga oferecer os tratamentos oncológicos que vão mudar a evolução da doença”, confirma.

Benefícios

O tratamento cardiológico especializado traz vários benefícios. “A primeira é que o câncer tem os mesmos fatores de risco que a doença cardiovascular, que pode estar escondida. Sabendo disso, é feito uso de um protocolo de rastreio direcionado ao paciente oncológico”, resume.

O segundo motivo é que como em certos casos os tratamentos para o câncer podem afetar o coração, o cardiologista especializado saberá exatamente o que procurar e em que situações e momentos. “Ele poderá detectar essa doença cardiológica quando ela está precoce e quando está precoce, é maior a chance de não ter de parar o tratamento quimioterápico”, detalha Rizzi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.