Casa de Saúde Saint Roman promove ações no Setembro Amarelo

Por ocasião do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Casa de Saúde Saint Roman, do Rio de Janeiro (RJ) iluminará sua fachada de amarelo e vai realizar Roda de Conversa no mês com foco no tema ‘Depressão’ para levar a discussão um tema muito importante para a saúde mental.

Dando início ao evento, no dia 3 de setembro, o psiquiatra Estevão Scotti, vice-diretor clínico da Casa de Saúde Saint Roman, debaterá o tema ‘Vamos falar sobre Depressão!’

“Sorrateira ou voraz, leve ou potencialmente letal, desencadeada por fatores externos ou puramente endógena, ela aniquila qualquer possibilidade de qualidade de vida e ceifa muitas delas. Já descrita pelo pai da medicina, Hipócrates, há 2500 anos, ela se apresenta, no alvorecer do século XXI, como o ‘mal do século’. Multifacetada e onipresente, é velha conhecida daqueles que em sofrimento psíquico procuram ajuda em instituições psiquiátricas como a Casa de Saúde Saint Roman. Porém, muitas vezes se encontra camuflada como um camaleão no seio das famílias, nas escolas, nas empresas, nos esportes, democraticamente acometendo a todos: adultos, idosos e sobretudo jovens”, alerta o psiquiatra.

Segundo ele, esse tipo de transtorno mental cresce assustadoramente entre crianças e adolescentes, retardando ou interrompendo sonhos e projetos de vidas brilhantes. “É a principal causa evitável do suicídio! Estamos falando da depressão e é chegada a hora de conhecê-la, identificá-la e prevenir suas consequências mais danosas!”, destaca.

Falar sobre a depressão é a proposta dessa Roda de Conversa, atividade psico-educacional direcionada à equipe multidisciplinar da Casa de Saúde Saint Roman. “É com imenso prazer que convido a todos os colegas para discutirmos e trocarmos experiências sobre este tema tão relevante que abre as discussões sobre depressão, seus tratamentos e prevenção do suicídio neste setembro amarelo!”, ressalta .

RODA DE CONVERSA: CUIDANDO DE QUEM CUIDA

03/09 – sexta-feira – 14h
Tema: Depressão
Psiquiatra Estevão Scotti, vice-diretor clínico da CSSR

10/09 – sexta-feira – 14h
Tema: Setembro Amarelo – vamos valorizar a vida?
Psicóloga Natalia Frossard

17/09 – sexta-feira – 14h
Tema: Depressão nas equipes de saúde (expectativas e frustrações)
Enfermeira Glaucia Fonseca Nascimento

24/09 – sexta-feira – 14h
Tema: Como suportar momentos difíceis? (resiliência)
Psicóloga Maria Teresa

Informações: www.saintroman.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.