Casa de Saúde Saint Roman realiza projeto “Hospital Dia vai ao teatro”

Com objetivo de propiciar uma melhora da autonomia, socialização e reforçar os vínculos familiares dos pacientes e clientes do Hospital Dia, da Casa de Saúde Saint Roman, clínica especializada no tratamento de dependência química e transtorno mental localizada no Rio de Janeiro (RJ), está sendo realizado um trabalho junto a empresas e ONGs que atuam nas áreas de teatro, shows e entretenimento, visando buscar uma parceria para inserir essas atividades na programação de eventos externos do setor.

O projeto “Hospital Dia vai ao teatro” é uma iniciativa da psicóloga Sonária Martins, Coordenadora do Hospital Dia, que vem realizando um trabalho junto a essas instituições. Segundo Sonária, além de ser uma oportunidade para os clientes e familiares participarem de uma atividade cultural nos finais de semana e feriados, esta ação também tem como objetivo propiciar uma melhora da autonomia, socialização e reforço nos vínculos afetivos entre eles, além de ser um momento de diversão em conjunto.

“Através desses recursos, em parceria com diversas empresas e ONGs, queremos estimular atividades culturais e de lazer que possam aproximar clientes e seus familiares na busca de momentos saudáveis e terapêuticos”, explica.

Dentro desse projeto os clientes do Hospital Dia estiveram recentemente no Teatro Municipal assistindo ao ensaio aberto da Cia. Francesa Ballet Du Capitole de Toulouse, a convite da ONG Democratização pela Arte. Também estiveram no Teatro Carlos Gomes,a convite da ONG Rede – Teatro Shows e Eventos, assistindo a peça em homenagem ao escritor paraibano Ariano Suassuna “SUASSUNA, O AUTO DO REINO DO SOL”, apresentado pela Cia. Barca dos Corações Partidos.

O grupo foi formado por 40 integrantes (clientes, familiares e membros da equipe Saint Roman).

Hospital Dia (Espaço Conviver)

O Hospital Dia atende pacientes com quadros psiquiátricos e de dependência química. O objetivo é minimizar o processo da evolução da doença, processos de perda social, afetivas e laborativas, reforço à conscientização da doença e seus tratamento. Dessa forma, busca reduzir e prevenir processos de agravamento da doença e processos de internação com reforço voltado ao acompanhamento regular, em programação intensiva, alvo do investimento da Instituição no auxílio a esses clientes.

Essa modalidade, que vem se mostrando fundamental na recuperação dos pacientes, utilizando programação especializada, vem cumprindo importante função nos últimos anos, ao garantir ao paciente e aos seus familiares, assistência intensiva, com programação concebidas de acordo com as indicações médicas e necessidades individuais, estimulando a adesão ao tratamento, o desenvolvimento da autonomia, melhora no aspecto sócio-afetivo e prestando apoio à família no período decisivo da recuperação do indivíduo.

Sua equipe multidisciplinar é formada por médicos, psicólogos, arte terapeuta, professor de Yoga, Professor de Educação Física, Profissional especializado em cantar terapia, enfermeiros, nutricionistas, cuidadores e membros dos  setores de apoio do hospital.

Informações: www.saintroman.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.