Nesta quinta-feira, 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Pesquisador e o Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do HB celebra os avanços da medicina e tecnologia em prol dos pacientes. Desde sua inauguração, em 2011, o CIP já realizou 214 estudos clínicos, sendo 18 destes somente sobre a Covid-19. O CIP é considerado um dos cinco maiores da América Latina.
O Centro de Pesquisa conduz estudos clínicos e pesquisas básicas nacionais e internacionais, nas mais diversas especialidades. A instituição conta com equipe multiprofissional com 88 profissionais entre: enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, equipe administrativa, financeira e jurídica.
Além de equipe altamente capacitada, a Centro possui 60 médicos investigadores principais dos estudos, trabalhando em conjunto com grandes universidades, laboratórios e empresas do Brasil e do Mundo.
Combate à Covid-19
Com uma série de pesquisas voltadas para o enfrentamento da Covid-19, o CIP já participou dos estudos das vacinas Janssen (a divisão farmacêutica da Johnson-Johnson), vacina (CP-PRO-CoVLP-021), produzida pela biofarmacêutica Medicago, além de participar de estudos de diversos medicamentos contra o Coronavírus.
Atuação do pesquisador
O processo inicia-se com o convite do laboratório, universidade ou patrocinador ao médico investigador do CIP, com as informações do estudo a ser desenvolvido no Brasil e com a documentação necessária.
Após aceitação do Centro de Pesquisa, o patrocinador do estudo analisa a instituição que fará os estudos. Se aprovada, o aceite é enviado ao centro médico e começa os trâmites regulatórios (submissão de documentos à Anvisa e órgãos regulatórios).
Somente depois dessas instâncias é possível dar continuidade com o processo de recrutamento para o tratamento dos pacientes que aceitarem participar do estudo.
Reconhecimento internacional
Diversos pesquisadores do HB e a Famerp participam de grandes estudos internacionais, em parceria com renomadas universidades como a Harvard, Duke University, McMaster University, Mayo Clinic, Cleveland Clinic, entre outras.
O centro de pesquisa, pioneiro na junção de pesquisa básica e clínica em um mesmo ambiente favorece, além da integração de diferentes áreas e profissionais, também novas atividades de pesquisa em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado no complexo Famerp/HB.
O CIP está apto a desenvolver o que há de mais atual no campo do desenvolvimento sinérgico da pesquisa e sua aplicação clínica, configurando-se no que foi consagrado como Medicina Translacional. E tem papel fundamental para ampliar a participação da Instituição e dos pesquisadores no cenário nacional e internacional, colaborando para o desenvolvimento das estratégias definidas pelo Ministério da Saúde.