UTIs humanizadas: como funcionam e qual o impacto para pacientes?

Unidades de terapia intensiva (UTIs) concentram recursos sofisticados e tecnológicos para atender pacientes que demandam atenção redobrada, eficácia e rapidez no atendimento. Receber a notícia de que uma pessoa querida irá para um leito nesta unidade costuma trazer aflição, mas a internação no local merece ser sinônimo de cuidado intenso e de alta complexidade. Inclusive, para fortalecer essa atenção dedicada a quem ocupa uma destas unidades, práticas de humanização têm representado valiosos ganhos para o tratamento do paciente e conforto dos familiares.

Com a humanização, o propósito é cuidar do paciente de forma integral, além da enfermidade, promovendo um atendimento respeitoso e acolhedor. Nesta prática, a individualidade de cada paciente é muito considerada, o que garante uma assistência personalizada. Além disso, a importância de cuidar de quem cuida também é levada em conta com a humanização na área da saúde, visando oferecer comodidade para quem acompanha o paciente durante seu tratamento.

Diversas práticas vão caracterizar uma UTI humanizada, como explica o diretor técnico da unidade hospitalar do UMC, que faz parte do Grupo Oncoclínicas, Dr. Thulio Marquez. “Em uma UTI humanizada as ações são voltadas para priorizar o bem-estar e proporcionar acolhimento tanto para o paciente quanto para  quem o acompanha. O contato entre os profissionais de saúde e os indivíduos envolvidos também visa ser diferenciado, buscando envolver o paciente e considerar suas vontades e opiniões acerca do tratamento. Além disso, a atuação de uma equipe multidisciplinar também é um fator necessário nestes ambientes para ir além do tratamento médico, oferecendo cuidado com aspectos emocionais de pacientes e familiares, por exemplo”, comentou o Dr. Thulio.

Na unidade hospitalar do UMC, as UTIs são humanizadas e o especialista cita as ações promovidas que exemplificam como funciona uma unidade de terapia intensiva com essa proposta. “No Hospital UMC temos processos e ações diferenciadas para garantir um acompanhamento humanizado para quem está no local. Nossas acomodações são no estilo ‘quarto’, com leitos individuais, proporcionando mais conforto e privacidade para quem está em tratamento e quem acompanha. Os profissionais de saúde envolvidos no atendimento são multidisciplinares e a equipe inclui psicólogos, por exemplo, para oferecer ajuda especializada no cuidado emocional. Esse time contribui para reduzir sintomas de ansiedade, tanto do paciente quanto dos familiares que chegam muitas vezes preocupados com o fato do ente querido estar sendo direcionado para a UTI, sendo que na grande maioria das vezes esse remanejamento é feito devido à uma maior complexidade do caso, claro, mas não representa uma sentença, e sim um cuidado especial”, explica o diretor.

Além do modelo da acomodação e a atuação de diversos profissionais, uma comunicação clara e efetiva, prontuários e horários de visita diferenciados também fazem parte dos cuidados humanizados. “Os profissionais de saúde sempre propiciam momentos de conversa com o paciente e familiares para esclarecer o que vai acontecer durante aquele período de internação da UTI e também deixam todos os envolvidos a par de cada procedimento a ser realizado ao longo do tratamento médico. Estes momentos também servem para ouvir a família e o paciente, e suas opiniões sempre são consideradas para direcionar os cuidados. Além disso, um prontuário diferenciado também é aplicado para conhecer melhor o paciente, preferências, como gosta de ser chamado, visando um atendimento mais humano e próximo. Outro fator que é característico das UTIs humanizadas no UMC é o horário de visitas estendido para aprimorar ainda mais a experiência dos envolvidos durante esse momento”, destaca o Dr. Thulio.

Benefícios para os pacientes

Tratamento mais eficaz: a comunicação clara e constante entre paciente, familiares e profissionais de saúde é um dos principais aspectos para os cuidados humanizados. Isso vai contribuir para que a pessoa atendida se sinta acolhida e tenha mais liberdade em compartilhar informações que vão contribuir para que o tratamento seja mais eficaz.

Satisfação do paciente: um cuidado humanizado proporciona uma experiência positiva para paciente e familiares, resultando na satisfação dele com o serviço prestado.

Mais confiabilidade: um dos resultados da humanização é a intensificação da confiabilidade entre profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes, algo que traz mais segurança no tratamento médico.

Controle de emoções: com a premissa de um cuidado integral ao paciente de alta complexidade, a saúde emocional também ganha atenção da equipe. Isso ajuda para que a pessoa consiga gerenciar melhor as dificuldades enfrentadas ao longo do tratamento com otimismo, minimizando impactos do estresse que a situação pode causar.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.