Transformar processos internos é a nova palavra de ordem da Clínica Fares. A rede de clínicas considerada referência em atendimento humanizado está focando em modernizar e aprimorar seus processos internos. O objetivo com as mudanças é gerar um modelo ainda mais sustentável em longo prazo.
De acordo com Marcelo Abrahão, CEO da Clínica Fares, as transformações possuem o objetivo de tornar a clínica ainda mais apta para enfrentar os constantes desafios do mercado, com ênfase na governança corporativa e na transparência em sua relação com os parceiros.
“Acreditamos que devemos nos reinventar diariamente para oferecermos sempre o melhor da área da saúde não apenas para nossos pacientes, mas também colaboradores, corpo clínico e demais stakeholders”, explica o CEO.
Nesse contexto de mudanças, Sandro Magaldi, considerado um dos maiores consultores de gestão estratégica de vendas e empreendedorismo do Brasil é o mais novo consultor da Fares.
A chegada de Magaldi na Clínica Fares marca um papel importante na mudança da rede médica. Sem muitos detalhes revelados, Sandro Magaldi está desenvolvendo um novo projeto que deve ser apresentado em breve.
Nesta linha de novos projetos, a Clínica tem adotado métodos de gestão comparáveis aos mais modernos do mundo. Um entre os vários exemplos dessa postura foi à realização em fevereiro da trilha de capacitação “Acolher é Preciso” e encontros entre gestores para discutir cultura organizacional.
Os encontros tiveram como objetivo integrar a todos. Durante a capacitação, a rede de clínicas recebeu mais de 600 colaboradores para trocarem experiências e compartilharem um dos principais pilares da Clínica Fares, o acolhimento de todas as pessoas sem distinção. O compartilhamento de vivências e conhecimentos ocorreu entre funcionários dos mais variados graus hierárquicos, todos em posição de igualdade em relação ao próximo.
No encontro de gestores, a Fares apresentou as novas trilhas para o crescimento dos colaboradores e um novo pacote benefícios.
“Nossos líderes são os principais difusores de informações, e acolhemos a todos constantemente para que possam ser embaixadores de nossa cultura. Momentos como este são de extrema importância para manter toda a equipe motivada e focada em nosso propósito”, destaca o CEO.
Além do novo consultor, encontros, planos de benefícios e trilhas, um CRM mais preciso também está sendo estudado para implementação. A novidade é vista como um desafio para conseguir gerar diferentes formas de se relacionar com seus pacientes.
De acordo com a gestão da rede, o principal desafio está em conseguir utilizar a tecnologia disponível atualmente para maximizar o acolhimento e empatia de seu atendimento, utilizando dados estruturados para gerar uma experiência exclusiva.
“O desafio exige constante atenção à inovação”, afirma Marcelo Abrahão, que acrescenta – “Nosso olhar para futuro foi ainda mais enfatizado desde o ano passado e tem como objetivo nos colocar em linha com modelos de gestão mais modernos. Também queremos e vamos continuar trabalhando para encontrarmos novas soluções para nosso negócio”.
O processo de modernização e mudanças da Fares ainda está no início, mas já ocorre desde o primeiro semestre de 2018, quando o fundador e então CEO, Adiel Fares, passou a ocupar a cadeira de presidente do conselho administrativo e Marcelo Abrahão passou a assumir o cargo de CEO.
Essa mudança marcou um capítulo importante na história da empresa, sendo um dos primeiros passos que a rede dava para abandonar a estrutura familiar até então predominante em seus 30 anos de existência e adotar uma cultura mais alinhado com o panorama atual da empresa.
Desde então a Fares também reestruturou alguns departamentos fundamentais como o Recursos Humanos, Marketing e diretores e gestores das unidades.
“Sempre entendemos a importância de ser humanizado em tudo que fazíamos, mas agora queremos melhorar esse conceito não só em nosso atendimento, mas também no dia-a-dia daqueles que colaboram para que a Clínica Fares seja um marco na história das clínicas acessíveis. Queremos melhorar o que já é bom e trazer novas ideias e soluções para situações enfrentadas diariamente”, conclui o CEO.