Com 2 milhões de visualizações, vídeos do ‘Delivery Besteirológico’ completam um mês no ar pelas redes sociais

Lançada nas redes sociais da associação Doutores da Alegria no dia 16 de abril, a série de esquetes Delivery Besteirológico superou a marca de 2 milhões de visualizações. Cerca de 30 vídeos já foram publicados no Youtube, além de conteúdo exclusivo para o Instagram, Stories e Facebook.

A iniciativa surgiu após as orientações oficiais dos órgãos governamentais em relação à pandemia do Covid-19, que causaram a suspensão temporária das atividades dos atores do grupo nos hospitais públicos de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

Sem poder estar fisicamente nos hospitais duas vezes por semana, como faziam há 28 anos no Brasil, os “besteirologistas” voltaram à ativa com vídeos que dialogam com o atual cotidiano de crises e incertezas relacionadas à pandemia do Covid-19.

O conteúdo dos temas é discutido semanalmente e as criações são produzidas pelos atores, sob a orientação da direção artística da associação. As regras mais rígidas de higiene, o isolamento social e as relações humanas já serviram de inspiração, assim como números musicais com o repertório original dos palhaços e histórias vivenciadas nos hospitais.

Com isso, esquetes como “Duscais Quer Ver A Rua”, Quarentênis”, “Uma Música Para Lembrar de Lavar A Mão”, “A Máscara do Dr. Cavaco Chegou” e “Alcoolgelson”, entre outros, impulsionam o engajamento nas redes. Só no Facebook o número de exibições já supera 1 milhão, com 238 mil minutos assistidos.

Como assistir – Os vídeos são postados três vezes por semana no Facebook (/doutores) e no Instagram (@doutoresdaalegriaoficial). No Youtube (/tvdoutores), foi criada uma playlist com todo este material e também outros conteúdos inéditos produzidos pelos palhaços.

Em paralelo, a associação trabalha na criação de um grupo no aplicativo de mensagens Whatsapp para que o conteúdo também seja disponibilizado aos profissionais de saúde dos hospitais e, em uma segunda etapa, aos profissionais de saúde e pacientes, por meio do Consultório Besteirológico. Os testes estão sendo feitos em caráter experimental e começaram na última semana, com um dos hospitais parceiros de São Paulo (SP).

Doutores da Alegria – Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

O Programa de Palhaços é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e pessoas. Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.