“Como suportar momentos difíceis?” é tema de conversa na Casa de Saúde Saint Roman

Com objetivo de do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Roda de Conversa da Casa de Saúde Saint Roman (CSSR), do Rio de Janeiro (RJ), na sexta-feira (24), terá como tema ‘Como suportar momentos difíceis?’, com a psicóloga Maria Teresa Cabral, da equipe de psicologia da CSSR.

Segundo Maria Teresa do dia para noite nos vimos diante de mudanças intensas em nosso estilo de vida. “Por amor e cuidado, nos afastamos do convívio familiar, social e até laborativo, ficamos isolados de tudo e de todos, por proteção e ainda buscávamos entender todo o novo contexto. Tudo novo, tudo diferente e mal podíamos imaginar como seria nossos novos dias e como suportaríamos seguir nessa caminhada de modo tão diferente do costume. Assim, como nos traumas, é preciso olhar a realidade de frente, buscar dentro de si a melhor forma de adaptação ao novo contexto”.

Para ela o autoconhecimento é fundamental nesse processo, pois conhecer as próprias habilidades/dificuldades ajudará na forma de lidar com essas novas e inesperadas situações. “É também uma oportunidade de cada um se reinventar diante das possibilidades atuais. Momentos difíceis trazem inseguranças, medos, ansiedade, mas também nos levam à reflexão sobre a vida, nos trás um olhar interior, para a forma como estamos vivendo e que recursos psíquicos possuímos para encontrar os recursos necessários a adaptação. Tomar consciência do trauma, falar dele, entrar em contato com as próprias emoções, utilizar habilidades cognitivas e sociais, são competências para suportar o próprio trauma, superar e dar novo sentido a própria vida, ou seja, ter resiliência para seguir em frente. Fortalecer a resiliência diminui o sofrimento! É sobre isso que vamos falar na nossa roda de conversa”.

RODA DE CONVERSA: CUIDANDO DE QUEM CUIDA

24/09 – sexta-feira – 14h
Tema: Como suportar momentos difíceis? (resiliência)
Psicóloga Maria Teresa

Informações: www.saintroman.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.