O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), acaba de conquistar, pela primeira vez, o “Selo Participante do Programa 2018” que pertence ao Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). A premiação tem como objetivo selecionar as instituições de maior adesão às orientações referentes a práticas relacionadas à qualidade e segurança.
Criado pelo Instituto Qualisa de Gestão (Health Services Accreditation), o programa propõe uma rede de informação e comunicação entre as 182 instituições de saúde participantes, possibilitando a disseminação de melhores práticas para a segurança do paciente.
A superintendente do hospital, Maria Lucia Pontes Capelo Vides, explica que a oportunidade de trocar experiências com outros representantes das entidades pertencentes ao projeto favorece a evolução de ações de prevenção.
“A partir dessa rede é possível traçar estratégias, implementar ou mesmo aperfeiçoar ações de prevenção e protocolos que busquem sempre a segurança do paciente”, complementa.
Maria Lucia Pontes Capelo Vides lembra que as ações compartilhadas são voltadas à prevenção da infecção do trato urinário, da pneumonia associada à ventilação mecânica e da infecção da corrente sanguínea, quando associada ao cateter venoso central.
O Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP) foi criado em 2008 e anualmente atualiza a premiação do selo para as instituições participantes.