Congresso de Cannabis discute a produção de insumos e testes clínicos no Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, o congresso We Need To talk about Cannabis (WNTC) será realizado dentro da FCE Pharma, maior feira da indústria farmacêutica da América Latina. Com a participação de especialistas no tema, o evento deste ano vai discutir a legislação brasileira, dados de mercado, a importância de testes clínicos e o recente entendimento regulatório da ANVISA sobre a possibilidade de produção de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de Cannabis no país.

O congresso será dia 8 de junho, dentro do São Paulo Expo, e contará com a participação dos deputados estaduais Caio França (PSB) e Sérgio Victor (Partido Novo), ambos à frente das discussões sobre o uso de Cannabis medicinal no estado. Além da presença da ex-diretora da ANVISA, Alessandra Bastos, que participará da discussão sobre “Impactos no setor com o avanço da legislação”.

“Somente em 2021, foram solicitadas mais de 38 mil autorizações de importação, um aumento de quase 200% em relação a 2020”, afirma Carolina Sellani, coordenadora do Grupo de Insumos de Cannabis da Abiquifi (Associação Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos), entidade que apoia o WNTC.

Dados da Anvisa apontam ainda que das 33 Autorizações Especiais Simplificadas para Estabelecimento de Ensino e Pesquisa (AEP) protocoladas em 2021, 42% foram referentes à planta Cannabis e seus derivados, o que mostra um aumento do interesse das pesquisas científicas. “O Brasil já possui desde 2017 um medicamento de Cannabis registrado na Anvisa, e alcançou nos últimos dois anos e meio de vigência da RDC 327 a marca de 18 Produtos de Cannabis autorizados na agência. Todos os esforços são para viabilizar a cadeia produtiva e estudos científicos sobre Cannabis no país, visando ampliar o acesso ao tratamento com qualidade”, explica Carolina.

Outro ponto-chave do congresso será o debate sobre a produção de insumos de canabidiol no país. Em recente entendimento regulatório da ANVISA, uma nova possibilidade se abriu para o setor de Cannabis Medicinal no Brasil: a produção de IFA de Cannabis no país para atender à crescente demanda de produtos autorizados na RDC 327/2019. “Estamos criando oportunidades de discussão numa área até então muito estigmatizada e que se mostra cada vez mais importante para a indústria farmacêutica no país”, complementa Nadja Bento, head do Núcleo Science da NürnbergMesse Brasil, promotora da feira e do evento.

Inscrições online: www.weneedtotalkaboutcannabis.com.br/#inscricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.